O Bahia enfrenta um desafio histórico na Copa do Brasil ao tentar superar a vantagem do Flamengo, após perder o jogo de ida por 1 a 0 na Fonte Nova. Se o Esquadrão conquistar a vitória, alcançará um feito inédito: avançar na Copa do Brasil após perder o primeiro jogo em casa.
O histórico do Bahia na Copa do Brasil
Na história da Copa do Brasil, o Bahia conseguiu se classificar após perder na ida em quatro oportunidades, mas em todas elas fazia a última partida como mandante. A primeira vez que o Bahia avançou na Copa do Brasil após perder o primeiro jogo foi com a base do time recém-campeão brasileiro de 1988, na edição inaugural da Copa do Brasil, na temporada 1989.
O Bahia de Ronaldo, Paulo Rodrigues e Marquinhos derrotou o Cruzeiro por 2 a 0, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana-BA, com gols de João Marcelo e Zé Carlos, e se garantiu nas quartas de final depois de ter sido derrotado por 1 a 0 na ida, no Mineirão. Dez anos mais tarde, em 1999, o Bahia repetiria o feito, desta vez contra um time menos tradicional e na primeira fase.
As classificações do Bahia
O Tricolor perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-SP, como visitante, e descontou em casa com goleada de 5 a 0 e gols de Uéslei (dois), Robson Luís e Dimba (dois). No ano seguinte, em 2000, o Tricolor Perdeu de 1 a 0 para o Ji-Paraná, fora de casa, pela segunda fase, e goleou com novo 5 a 0 como mandante, desta vez com gols de Clébson, Jean, Márcio Griggio (duas vezes) e Aldrovani.
Passados 12 anos, o Bahia superou uma vantagem pela última vez na história da competição na edição 2012 do torneio e teve o Remo como adversário. O Tricolor perdeu o jogo de ida, fora de casa, por 2 a 1, e goleou na volta, em casa, por 4 a 0, com bolas nas redes de Lulinha, Rafael Donato, Júnior e Vander.
O retrospecto negativo do Bahia contra o Flamengo
Outro ponto que o Bahia precisa superar são os tabus contra o Flamengo. São três derrotas e dois empates pela Copa do Brasil, além de duas eliminações. Uma delas (1990), inclusive, em quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor não vence o Flamengo há cinco anos, com nove derrotas em nove partidas, além de 27 gols sofridos e dez marcados.
O Bahia comemorou pela última vez um resultado positivo sobre o Flamengo no 3 a 0 do primeiro turno do Brasileiro de 2019, no dia 4 de agosto. Na ocasião, o atacante Gilberto balançou as redes três vezes. No Maracanã, a última vitória tricolor completou 13 anos no dia 4 de setembro. Com gols de Titi, Dodô e Souza (Renato Abreu descontou), o Bahia venceu no Nilton Santos por 3 a 1, pelo returno do Campeonato Brasileiro de 2011.
O desafio do Bahia
Agora é aguardar e ver se o Bahia vai quebrar uma série de tabus ou manter uma incômoda escrita. A partida contra o Flamengo tem bola rolando às 21h45 (horário de Brasília) desta quinta-feira. O Bahia precisa vencer o jogo por dois ou mais gols de vantagem para se classificar para a semifinal da Copa do Brasil. Se o Esquadrão ganhar pelo placar simples, haverá disputa de pênaltis.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores