O Vitória está em uma situação crítica no Campeonato Brasileiro, com apenas 22 pontos e 29% de aproveitamento. Embora o técnico Thiago Carpini tenha apontado uma evolução tímida nos números, a equipe ainda está longe de alcançar o objetivo de escapar da zona de rebaixamento.
O desafio para escapar da degola
De acordo com levantamentos estatísticos, a média de pontos do 16º colocado, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, é de 43 pontos. No entanto, isso não é garantia de que a equipe não seja rebaixada. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) projeta que com essa pontuação, uma equipe tem quase 24% de risco de cair.
Para o Vitória, alcançar os 43 pontos seria um desafio ainda maior. A equipe precisaria somar mais 21 pontos dos 39 em disputa, o que significa 53,8% de aproveitamento, bem superior ao que tem atualmente com Thiago Carpini. Além disso, o risco de queda para o time que atingir essa meta é de 93%, segundo a UFMG.
O “número mágico” para escapar da degola
Atualmente, o “número mágico” para escapar da degola é 50 pontos, segundo projeções da UFMG e do Espião Estatístico. Significa que não há risco de queda para o time que atingir essa pontuação. No entanto, chegar aos 50 pontos é um desafio ainda maior para o Vitória, que precisaria somar 28 pontos e ter aproveitamento de quase 71,7%, superior ao do líder do Brasileirão.
Além disso, há boa chance de escapar com pontuação abaixo, com 46, 45 e 44, por exemplo. Mas em qualquer um desses cenários, o Vitória precisaria melhorar o aproveitamento. Com os 29% atuais ou até com os 35% na era Thiago Carpini, o objetivo não vai ser alcançado.
O que o Vitória precisa fazer
O Vitória precisa fazer a sua parte já neste sábado, quando encara o Atlético-GO, em confronto direto contra a zona de rebaixamento. A partida está marcada para as 16h (de Brasília), no Estádio Antônio Accioly. A equipe precisa vencer e somar pontos para se aproximar do objetivo de escapar da zona de rebaixamento.
A importância da vitória
A vitória no próximo sábado é fundamental para o Vitória. Além de somar pontos, a equipe precisa mostrar que tem condições de competir com as outras equipes da Série A. A vitória também pode dar confiança à equipe e ajudá-la a melhorar o aproveitamento.
O futuro do Vitória
O futuro do Vitória está incerto. A equipe precisa fazer a sua parte para escapar da zona de rebaixamento. Se não alcançar o objetivo, o time pode ser rebaixado para a Série B. Isso seria um grande golpe para a equipe e para os torcedores. Por isso, é fundamental que o Vitória faça a sua parte e lute para escapar da zona de rebaixamento.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores