O Vasco da Gama está passando por um período de crise no Campeonato Brasileiro. A equipe, que havia mostrado um bom desempenho sob o comando de Rafael Paiva, caiu de produção após as lesões de Adson e David. A dupla era fundamental para o ataque vascaíno e sua ausência tem sido sentida.
A queda do desempenho
O Vasco não tem jogado bem nos últimos jogos. A equipe perdeu dois dos últimos nove jogos na competição e apenas dois vitórias foram conquistadas. A queda de desempenho não é uma novidade dos últimos dois jogos, mas sim um problema que tem afetado a equipe nos últimos dois meses.
Um dos principais motivos para a queda de desempenho é a lesão dos atacantes Adson e David. A dupla era fundamental para o ataque vascaíno e sua ausência tem sido sentida. Sem eles, o time não tem conseguido criar oportunidades de gol e tem sofrido para encontrar substitutos dentro do elenco.
Lesões e falta de opções
Adson e David foram fundamentais para o sucesso do Vasco sob o comando de Rafael Paiva. No entanto, as lesões dos dois atacantes têm afetado o desempenho da equipe. A lesão de Adson foi a primeira a ocorrer e o meia optou por operar uma fratura por estresse na tíbia direita e virou desfalque para o restante da temporada. Exatamente um mês depois, David sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo e só volta no meio de 2025.
Com a ausência de Adson e David, o Vasco não tem conseguido encontrar substitutos dentro do elenco. A janela de transferências do meio do ano ainda estava aberta quando Adson se lesionou, e o clube já havia contratado Jean David e Emerson Rodríguez para os setores, com o intuito de aumentar a competitividade interna no setor de ataque. No entanto, nenhum dos três contratados se firmou no time titular.
A necessidade de mudanças
Com a falta de opções no ataque e a queda de desempenho da equipe, o debate se instalou entre a torcida do Vasco. É a hora de Rafael Paiva mudar o esquema de três atacantes? Perguntado na coletiva após a derrota por 3 a 0 para o Fortaleza, o treinador disse que a data Fifa será um período para tentar mudanças.
O uso dos jogadores Philippe Coutinho e Payet também tem sido um problema para Rafael Paiva. Ainda em fase de readaptação física, Coutinho não rendeu o esperado. Payet vinha de atuações abaixo e teve uma grande partida contra o Bahia, com um time mais móvel no ataque. Depois, não repetiu a atuação contra o Botafogo e ficou de fora do jogo contra o Fortaleza se queixando de dores.
O futuro do Vasco
O Vasco terá até o dia 21 de novembro para ensaiar novas mudanças e recuperar Payet e Coutinho, além de planejar o retorno de Paulinho para o meio de campo. A equipe de Rafael Paiva enfrenta o Internacional, em São Januário, para tentar uma reação no Brasileirão após as duas derrotas sofridas.
O clube tenta uma vaga em uma competição internacional para 2025 e está na nona posição da tabela, com 43 pontos em 33 rodadas. A vitória sobre o Internacional é fundamental para que o Vasco possa manter as esperanças de classificação.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores