Com o Brasileirão chegando ao final, o elenco do Vasco se prepara para uma sequência de jogos cruciais que podem definir o destino do time na temporada. Embora as chances de terminar entre os seis primeiros sejam pequenas, há uma possibilidade de o G-6 virar G-9, o que abriria mais vagas na Libertadores do ano que vem.
O que precisa acontecer para o G-6 virar G-9?
Para que isso aconteça, seria necessário que o Botafogo, líder do Brasileirão e garantido no G-6, vença a Libertadores. Além disso, o Flamengo, quarto colocado no Brasileiro, precisaria ser campeão da Copa do Brasil. E, por fim, o Cruzeiro, atualmente na oitava posição, precisaria garantir o título da Sul-Americana.
Esses resultados abririam mais três vagas na Libertadores do ano que vem pela tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. No entanto, há outro time que pode interferir nessa conta: o Atlético-MG, que disputa as finais da Copa do Brasil e da Libertadores, e está em 10º lugar no Brasileirão, com um jogo a menos.
O papel do Atlético-MG na disputa
Caso o Atlético-MG vença uma das decisões e suba na tabela do Brasileiro, ficando entre os oito, o G-9 se mantém com Botafogo ou Flamengo garantindo a outra taça e o Cruzeiro vencendo a Sul-Americana. Já se o Atlético conquistar os dois títulos e o Cruzeiro for campeão sul-americano, o G-6 do Brasileirão viraria G-8 se os times mineiros terminassem entre os sete primeiros colocados.
O Vasco vê aumentarem chances de vaga na Libertadores
Com esses resultados, o Vasco vê aumentarem as chances de conquistar uma vaga na Libertadores do ano que vem. O time, que estava em 17ª posição na tabela quando o treinador Rafael Paiva assumiu o comando, agora ocupa o 9º lugar, com 43 pontos e chances reais de conseguir uma vaga na Pré-Libertadores.
Para atingir a marca de 55 pontos, que foi a pontuação do 9º colocado no ano passado, o Vasco precisaria de quatro vitórias nos sete jogos restantes. Se conseguir ainda um empate, o time chegaria a 56 pontos, mesma marca dos 7º e 8º colocados de 2023.
A tabela do Vasco até o fim do Brasileirão
A tabela do Vasco até o fim do Brasileirão é a seguinte:
Botafogo x Vasco – 05/11
Fortaleza x Vasco – 09/11
Vasco x Internacional – 20/11*
Corinthians x Vasco – 24/11*
Vasco x Atlético-GO – 01/12*
Vasco x Atlético-MG – 04/12*
Cuiabá x Vasco- 08/12*
Com esses jogos, o Vasco tem a chance de conquistar uma vaga na Libertadores do ano que vem e realizar um grande feito na temporada.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores