Depois de quase nove meses fora dos campos de futebol devido a uma grave lesão no joelho, o volante Jair finalmente retornou ao time do Vasco na vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, em jogo atrasado da 19ª rodada do Brasileirão. A partida foi marcada pelo carinho da torcida, que gritou o nome do jogador antes da partida, e pela atuação discreta, mas eficaz, de Jair nos poucos minutos em que ficou em campo.
O Retorno de Jair
Jair foi relacionado pela primeira vez desde que voltou a treinar com a equipe e foi chamado pelo técnico Rafael Paiva para entrar no lugar de Philippe Coutinho, no momento em que o Vasco tentava segurar o resultado. O volante teve atuação discreta, mas acertou todos os passes (13/13) e disse que sentiu como se estivesse recomeçando a carreira aos 30 anos.
“A sensação é como se estivesse começando a jogar futebol hoje”, disse Jair em entrevista após a partida. O DESP do Vasco está de parabéns, foi uma recuperação muito boa. Me senti bem, me senti sem dor nenhuma, como se eu não tivesse me machucado. Ainda tenho que pegar ritmo de jogo. Gostaria de estar numa pré-temporada, seria mais fácil, mas espero terminar o ano bem, ajudando o Vasco a brigar por uma Pré-Libertadores ou uma Sul-Americana.”
A Lesão e a Recuperação
Jair rompeu o ligamento do joelho esquerdo no dia 4 de fevereiro, no clássico contra o Flamengo pelo Campeonato Carioca. Foram, portanto, 263 dias afastado dos gramados. Ele contou que chegou a sentir “frio na barriga” ao ser novamente relacionado.
“São nove meses, é muito tempo para quem vive de futebol. Não poder fazer parte do dia a dia de treinos, viagens, jogos, isso é o mais difícil. Hoje quando estava vindo eu senti um frio na barriga. Ver os companheiros treinando, indo para os jogos e não poder também foi o mais difícil, mas pude passar por isso de cabeça erguida”, garantiu ele.
O Carinho da Torcida
Antes de rolar a bola, no momento em que os jogadores reservas do Vasco caminhavam em direção ao banco, Jair teve seu nome gritado pelas arquibancadas de São Januário. Ele agradeceu pelo carinho.
“Feliz pelo carinho da torcida e pelo apoio que sempre me deram, sempre recebi mensagens de carinho. Isso me motivou a me recuperar o quanto antes para voltar e ajudar o Vasco”, disse Jair.
A Opinião do Técnico
No momento em que Jair entrou em campo, o técnico Rafael Paiva contou que já vinha amadurecendo a ideia de colocar o volante novamente na equipe e elogiou a atuação de Jair nos poucos minutos em que ficou em campo.
“Jair era um caso muito sensível: tanto tempo fora e em qual momento voltar? Nunca tem um momento tranquilo no Vasco. Eles sabem que sempre vão voltar em dificuldade alta de jogo. Já poderia ter sido relacionado contra o Atlético, a gente achou melhor não porque sabia do peso do jogo e da intensidade. A gente não quis correr risco. Hoje não ia ser jogo fácil, a vitória precisava vir, mas ele já estava se sentindo melhor e mais confiante”, disse Paiva.
“Acho que ele correspondeu bem, jogador importante e querido no grupo também. Extremamente experiente, a gente precisa dessa experiência. A gente está muito feliz pelo retorno do Jair, é um reforço positivo”, concluiu o técnico.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores