Pablo Galdames, volante chileno, é um jogador que, apesar das críticas da torcida, conquistou os técnicos que passaram pelo Vasco em 2024. Com Ramón Díaz e Álvaro Pacheco, ele teve espaço e foi elogiado por sua qualidade técnica e capacidade de liderança. No entanto, a diretoria do clube decidiu que ele não continuaria no time em 2025, e agora, com a demissão do técnico Rafael Paiva, é improvável que ele seja relacionado para os últimos jogos do Brasileirão.
Um Salto de Desempenho
Galdames teve seu melhor momento no Vasco no Campeonato Carioca, quando o time ainda era comandado pelo técnico Ramón Díaz. Em sete jogos, ele marcou um gol e deu duas assistências. Ainda somou assistência e gol em dois jogos da Copa do Brasil. Dos 17 jogos em que Ramón comandou o Vasco em 2024, Galdames participou de 13, e foi anunciado no dia 5 de fevereiro.
A Insistência em Galdames
A insistência em Galdames foi um dos pontos que desagradaram à diretoria do Vasco, que havia informado ao treinador Rafael Paiva que o volante não continuaria no clube em 2025. Até por isso, dificilmente o chileno deverá ser relacionado para os últimos três jogos do Brasileirão, nos quais o time será comandado pelo treinador interino Felipe Maestro. “Não contamos com esse, queremos fazer as transações desses na janela, esses terminam contrato e a gente não tem intenção de renovar”, explicou o presidente Pedrinho após a demissão de Paiva.
Os Elogios de Álvaro Pacheco
Com Ramón Díaz e Álvaro Pacheco, o volante chileno também teve espaço e foi elogiado por sua qualidade técnica e capacidade de liderança. Álvaro Pacheco, que foi demitido após quatro jogos, com três derrotas e um empate, avaliou que Galdames fez “um jogo brutal” e que ele teve “uma capacidade, foi o rei da ação, um jogo posicional muito grande”.
A Intenção do Vasco
A intenção do Vasco era dar mais uma opção ao treinador, ainda mais com as contratações da janela não tendo encaixado – como é o caso de Souza -, mas os dirigentes não imaginavam que Galdames voltaria a ter sequência como titular. A diretoria já havia definido que Galdames não continuaria em 2025, e agora, com a demissão do técnico Rafael Paiva, é improvável que ele seja relacionado para os últimos jogos do Brasileirão.
Um Jogador Dinâmico
Galdames é considerado um jogador dinâmico, capaz de liderar o time e criar oportunidades de gol. Com Ramón Díaz, ele teve seu melhor momento no Vasco, marcando um gol e dando duas assistências em sete jogos do Campeonato Carioca. Ainda somou assistência e gol em dois jogos da Copa do Brasil.
A Renovação do Contrato
Após a janela, o clube sentou com o jogador para renegociar os detalhes de seu contrato. Galdames abriu mão de uma cláusula de renovação automática que seria ativada caso ele disputasse metade dos jogos da equipe na temporada. Com isso, ficou liberado para ser escalado por Paiva.
A Demissão de Rafael Paiva
A demissão de Rafael Paiva foi motivada, em parte, pela insistência em Galdames, que não era a opção preferida da diretoria. Com a saída do técnico, é improvável que Galdames seja relacionado para os últimos jogos do Brasileirão, nos quais o time será comandado pelo treinador interino Felipe Maestro.
Conclusão
Galdames é um jogador que, apesar das críticas da torcida, conquistou os técnicos que passaram pelo Vasco em 2024. No entanto, a diretoria do clube decidiu que ele não continuaria no time em 2025, e agora, com a demissão do técnico Rafael Paiva, é improvável que ele seja relacionado para os últimos jogos do Brasileirão.
É provável que Galdames seja negociado com outro clube antes do fim da temporada, e que ele deixe o Vasco em busca de novas oportunidades. Apesar de tudo, ele é um jogador que tem qualidade técnica e capacidade de liderança, e que pode ser uma boa opção para outro time em busca de um volante experiente e dinâmico.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores