O Vasco da Gama vive um momento delicado na temporada. Sem vencer há mais de um mês, a equipe de Rafael Paiva acumula seis jogos sem vitórias, o que a afasta do G-8 no campeonato de pontos corridos e a coloca em desvantagem no mata-mata. No entanto, a Data Fifa pode ser um divisor de águas para o time, que terá oportunidades importantes para se reencontrar com a vitória.
Problemas identificados na sequência sem vitórias
Entre os principais problemas identificados na sequência sem vitórias do Vasco, estão as falhas individuais de zagueiros do time. Maicon foi mal contra o Juventude, enquanto Léo falhou nos dois gols do Atlético-MG na Copa do Brasil. Além disso, a saída de bola falha e a falta de combate no meio de campo são questões que precisam ser resolvidas.
A busca por uma dupla de zagueiros titular
João Victor, reserva nos últimos jogos, reassumiu a titularidade contra o Juventude e teve boa atuação. Mais rápido e técnico, é o zagueiro que deve largar na frente para os próximos jogos. No entanto, a escolha da sua dupla ainda é incerta. Maicon ou Léo? A resposta só será dada com o passar do tempo.
A disputa pela posição de volante
Depois de ter saído vaiado pela torcida do Vasco no empate contra o Juventude, Sforza perdeu prestígio no time titular. O volante argentino tem sido criticado pela saída de bola falha e pela falta de combate no meio de campo, uma das principais características de seu concorrente: Mateus Cocão. Além disso, a lesão de Mateus Cocão pode ter aberto espaço para outras opções, como Souza, Galdames e JP.
A busca por atacantes de lado
O Vasco parecia ter encontrado em David e Adson os atacantes de lado que buscava. No entanto, os dois tiveram lesões graves e desfalcarão o Vasco pelo restante da temporada. Desde então, Emerson Rodríguez, Jean David, Maxime, Puma (improvisado), Rayan e Leandrinho já foram utilizados. A busca por uma dupla titular no ataque é uma das principais prioridades do time.
As prioridades do Vasco até o fim da temporada
O Vasco tem duas prioridades até o fim da temporada: fazer os 45 pontos da maneira mais rápida possível e tentar a vaga na final da Copa do Brasil. Apesar de estar próximo de cumprir a meta no Brasileirão, ainda mirando uma vaga entre os oito primeiros da tabela, o Vasco precisa fazer oito pontos em dez rodadas para chegar ao tão sonhado número da permanência. Além disso, a disputa pela Copa do Brasil é uma das principais prioridades do time.
A semifinal da Copa do Brasil, no dia 19, no sábado, em São Januário, é uma das principais partidas do Vasco até o fim da temporada. A vitória é fundamental para o time avançar para a final e ter a chance de conquistar o bicampeonato. Além disso, o Vasco ainda tem mais cinco jogos em seu estádio pelo Brasileirão, onde a torcida espera um bom aproveitamento para terminar o ano de forma tranquila, sonhando com uma vaga na Libertadores.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores