Delegado” relembra passagens pelo Vasco no mês que marca a conquista da Libertadores de 1998. Antônio Lopes, aos 83 anos, carrega as memórias dos anos de glória e segredos que o fizeram levar seus times ao auge. Ele conquistou a Libertadores em 1998 com o Vasco, no mês em que completa 24 anos da conquista.
Carreira de Antônio Lopes
Antônio Lopes tentou a carreira de jogador no Olaria e no Bonsucesso, mas emplacou no futebol como auxiliar técnico. Paralelamente, ingressou na polícia como delegado, função na qual se aposentou e exerceu junto com o cargo de treinador.
Relacionamento com Jogadores
Lopes relembra que a dupla de atacantes Romário e Edmundo, que ele considera a melhor que já treinou, protagonizaram momentos polêmicos no Vasco. Ele conta que conseguia lidar com os “bad boys” por ser delegado, pois os jogadores o respeitavam mais. Lopes também cita a amizade com Roberto Dinamite, que chegou a treinar na Portuguesa quando ele era o técnico.
Conquistas com o Vasco
Antônio Lopes conquistou títulos importantes pelo Vasco, como o Campeonato Carioca (1982, 1998 e 2003), o Campeonato Brasileiro (1997) e a Libertadores (1998). Ele relembra a importância da esposa, Elza Lopes, no dia a dia do time em 1998.
Seleção Brasileira
Lopes teve a oportunidade de trabalhar na seleção brasileira em 2002, mas conta que pensava que seria o técnico da equipe, e não o presidente da comissão técnica. Ele critica a atual situação da seleção, afirmando que a escolha da comissão técnica não tem sido correta.
Visão sobre o Futebol Brasileiro
Antônio Lopes é contra a contratação de treinadores estrangeiros, acreditando que o Brasil tem bons profissionais nacionais. Ele também comenta sobre o momento atual do Vasco e do futebol brasileiro, criticando a má administração e a interferência política.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores