O São Paulo tem uma longa e próxima relação com jogadores do Uruguai, tendo contado com vários atletas desse país ao longo de sua história. Desde seu primeiro ano de existência, em 1930, o Tricolor já contava com jogadores uruguaios em seu elenco, como o meia Armiñana, campeão paulista em 1931. Ao todo, o São Paulo já teve 19 jogadores uruguaios em seu time profissional.
A estreita ligação com o Uruguai
Ao longo dos anos, o São Paulo conquistou títulos importantes com a contribuição de jogadores uruguaios em seu elenco. Nomes como Pablo Forlán, Pedro Rocha, Darío Pereyra e, mais recentemente, Diego Lugano, foram fundamentais para o sucesso do clube. Lugano, inclusive, é considerado um ídolo são-paulino, tendo sido campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2005, além de conquistar o Campeonato Brasileiro em 2006.
Jogadores de destaque
Além de Lugano, outros jogadores uruguaios se destacaram pelo São Paulo, como Pedro Rocha, que é o estrangeiro que mais fez gols pelo clube, com 119 tentos. Darío Pereyra também se destacou, sendo o segundo estrangeiro com mais jogos pelo Tricolor, com 453 partidas.
Jogadores atuais e recentes
Atualmente, o único jogador uruguaio no elenco do São Paulo é Michel Araújo, contratado em 2023 após empréstimo bem-sucedido no ano anterior. Outros uruguaios que passaram recentemente pelo clube incluem Gonzalo Carneiro, que chegou em 2018 com o aval de Lugano, e Gabriel Neves, que foi emprestado pelo Nacional em 2021 e depois teve seu contrato comprado pelo Tricolor.
Confronto com o Nacional
Nesta quinta-feira, o São Paulo enfrenta o Nacional, do Uruguai, pelo jogo de ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores. Essa partida reforça a histórica relação entre o Tricolor e o futebol uruguaio, com vários jogadores desse país já tendo vestido a camisa são-paulina ao longo dos anos.
Homenagem e idolatria
Em 2019, o São Paulo lançou uma camisa celeste, em homenagem à estreita ligação com o Uruguai. Além disso, alguns jogadores uruguaios se tornaram ídolos do clube, como Diego Lugano, que inclusive atuou como dirigente do Tricolor após se aposentar.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores