O jogador Rony, do Palmeiras, marcou um gol importante na vitória do time contra o Bahia, no Allianz Parque. No entanto, sua comemoração com uma máscara de porco, em homenagem ao ex-jogador Paulo Nunes, lhe rendeu um cartão amarelo. Mesmo com a revolta de Rony, de Abel Ferreira e demais integrantes do banco de reservas, a advertência está expressamente prevista nas regras do futebol.
Rony celebra gol e fala sobre comemoração com a máscara
Rony, autor do segundo gol do Palmeiras na vitória contra o Bahia, disse após a partida que a comemoração com a máscara de porco foi uma homenagem ao ex-jogador Paulo Nunes, que tinha essa comemoração icônica na década de 1990. O camisa 10 do Verdão afirmou que sempre quis fazer essa homenagem, mas não havia tido a oportunidade até então.
Cartão amarelo por comemoração com máscara
Apesar da intenção de Rony, a comemoração lhe rendeu um cartão amarelo, já que segundo a regra nº 12 da IFAB (Internacional Football Association Board), o jogador deve ser advertido com cartão amarelo, mesmo que o gol seja anulado, caso cubra a cabeça ou o rosto com uma máscara ou item similar.
Reação da comissão técnica e jogadores
A advertência gerou revolta de Rony, de Abel Ferreira e demais integrantes do banco de reservas do Verdão, que não viram problema ou provocação no ato. Porém, o árbitro Jonathan Pinheiro explicou a Rony o motivo da punição.
Notícias recentes sobre o Palmeiras
Além desta notícia, o Palmeiras tem sido destaque nos últimos dias por outras informações, como a possível negociação de troca de Dudu por Gabigol e as atuações dos jogadores na vitória sobre o Bahia.
Importância das regras no futebol
Este episódio mostra a importância de se conhecer e respeitar as regras do futebol, mesmo quando se trata de uma comemoração com intenção de homenagem. As normas estabelecidas pela IFAB devem ser seguidas para manter a integridade e a ética do esporte.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores