O Palmeiras está prestes a definir quais serão os patrocinadores do time masculino para 2025. Com contratos em fim de prazo com a Crefisa e Faculdade das Américas, o clube está em busca de novos parceiros para estampar a camisa. No entanto, duas empresas interessadas no espaço deixaram a disputa recentemente.
A disputa pelo patrocínio
A Esportes da Sorte, casa de apostas que paga R$ 18,5 milhões por temporada pelo máster da camisa do feminino, foi a primeira empresa a se interessar pelo patrocínio do Palmeiras. No entanto, a empresa não chegou a discutir números com o departamento de marketing e fechou com o Corinthians por R$ 309 milhões até o meio de 2027.
A Betnacional também enviou um e-mail para o departamento de marketing do Palmeiras, informando que a proposta apresentada em julho seria retirada por não ter sido respondida pelo clube. Embora os números não tenham sido confirmados, estima-se que a oferta se aproximava dos R$ 100 milhões fixos por ano, além de bônus por desempenho.
O prazo para definição
O contrato com Faculdade das Américas e Crefisa, empresas da presidente Leila Pereira, termina no dia 31 de dezembro. No entanto, o Palmeiras precisa definir meses antes o próximo patrocinador para que a Puma possa ser informada com antecedência e produzir os uniformes com os novos parceiros para o início do próximo ano.
A presidente Leila Pereira disse que irá submeter as ofertas para o Conselho de Orientação e Fiscalização (COF), que tem conselheiros da situação em sua maioria. No entanto, a concorrência pelo patrocínio é protegida por confidencialidade, e o Palmeiras não comenta sobre conversas que possam estar em andamento ou não.
Quanto o clube deseja ganhar?
O atual contrato rende R$ 81 milhões fixos por temporada ao Palmeiras, podendo chegar a R$ 120 milhões a depender dos bônus por conquistas da equipe. No entanto, parte da torcida questiona a manutenção dos valores do contrato nos últimos anos, enquanto clubes rivais conseguiram acordos melhores recentemente.
A diretoria evita falar em números, mas diz que a concorrência responderá se a camisa alviverde vale mais do que o vínculo em vigência. O clube recebeu R$ 83,9 milhões com o patrocínio máster, de acordo com o balanço financeiro de 2023.
Crefisa pode igualar ofertas, mas…
Por contrato, Crefisa e Faculdade das Américas podem cobrir oferta de outros interessados em patrocinar o Palmeiras. No entanto, Leila Pereira já fala abertamente que seria “saudável” ao clube fechar com outra marca.
A presidente do Palmeiras disse que a Crefisa e suas marcas estão muito vinculadas ao Palmeiras e que o clube precisa caminhar com suas próprias pernas. No entanto, a relação entre o Palmeiras e a Crefisa é um dos pontos mais criticados pelos opositores de Leila Pereira, por conflito de interesses.
A dívida que o Palmeiras tem com a Crefisa está perto de ser zerada. Leila Pereira comunicou que a diretoria de suas empresas é que vai tratar com o clube de uma possível renovação, e a decisão por parte do Palmeiras virá do COF.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores