O Palmeiras está prestes a encerrar a temporada de 2023, e a reta final do Campeonato Brasileiro é crucial não apenas para a busca do 13º título de Dudu no clube, mas também para o futuro do atacante. Sob contrato válido até o fim de 2025 e com possibilidade de renovação automática por metas por mais um ano, Dudu ainda não tem a permanência garantida no Palmeiras.
O Retorno de Dudu
Depois de se recuperar da cirurgia no joelho direito, Dudu teve um retorno atribulado. Quando estava prestes a ser reintegrado ao elenco, houve a polêmica negociação frustrada com o Cruzeiro. O caso gerou fissuras na relação do atacante com a diretoria alviverde, que chegou a cogitar uma troca do ídolo com Gabigol, do Flamengo. A possibilidade também não avançou.
Desde que voltou a ficar à disposição de Abel Ferreira no Palmeiras, Dudu não tem tido muitos minutos; das 15 partidas na temporada, foi titular em apenas três. Não fez gol e nem deu assistência. No entanto, o atacante de 32 anos de idade vem de uma de suas melhores apresentações desde que passou pela cirurgia no joelho.
A Concursos do Camisa 7
Dudu entrou aos 13 minutos do segundo tempo contra o Corinthians e foi um dos poucos destaques, com uma finalização perigosa, um cruzamento para cabeceio de Rony defendido por Hugo Souza, além de quatro faltas sofridas (líder no Verdão). O camisa 7 é um concorrente de Felipe Anderson, que não vive bom momento.
Aos 16 minutos do segundo tempo, Dudu chutou dentro da área para fora, mas mostrou que ainda tem muito a oferecer. Neste cenário, há a expectativa de que Dudu ganhe mais minutos no jogo desta sexta-feira, contra o Grêmio, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.
Planos para 2025
Não há negociações em curso para uma possível saída de Dudu, mas não é possível garantir a permanência do atacante. Por parte do Palmeiras, a presidente Leila Pereira chegou a dizer durante a negociação com o Cruzeiro que o ciclo do atacante estava encerrado. Já em setembro, apenas resumiu que o clube iria honrar o contrato que tem com o jogador.
Se todo o processo da negociação com o time mineiro gerou um incômodo grande na cúpula alviverde, para Dudu o processo também causou frustração. Ele sentiu que o Palmeiras estava fazendo força para vendê-lo.
O Futuro do Atacante
Um dos maiores campeões da história do Verdão, Dudu reforça que gostaria de se aposentar no clube, mas também quer jogar mais. Abel, contudo, ainda não o vê apto a atuar por 90 minutos. Entender se o seu papel será de apenas coadjuvante para 2025 entrará na discussão do futuro do atacante.
Na semana passada, Dudu foi homenageado por bater 450 jogos pelo clube (são 458 ao todo) e recebeu uma camisa especial das mãos de Ademir da Guia. Dudu escreveu que foi um dia muito especial para ele e que gostaria de ser lembrado com carinho pelos torcedores, assim como o Seu Ademir.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores