O Juventude de Caxias do Sul está prestes a iniciar uma sequência de três confrontos diretos que podem definir o destino da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro. Com 13 jogos restantes para o final da temporada, o time precisa conquistar 16 pontos para assegurar a permanência na elite do futebol nacional. A primeira etapa dessa busca começa neste domingo, quando o Juventude recebe o Fluminense no Alfredo Jaconi, às 16h.
Dois pontos separam os adversários
A distância entre as duas equipes é de apenas dois pontos na tabela. O Juventude, comandado por Jair Ventura, ocupa a 13ª posição com 29 pontos conquistados, enquanto o Fluminense, dirigido por Mano Menezes, é o 16º colocado com 27 pontos. Esse confronto é considerado de “seis pontos” e pode ser decisivo para o futuro das duas equipes.
Logo após a partida contra o Fluminense, o Juventude enfrentará o Vitória no Barradão e, por fim, o Bragantino, novamente em casa. O time baiano chegou aos 25 pontos ao bater o Atlético-GO e pulou para a 17ª posição, enquanto o Massa Bruta é o 11º com 30 pontos. Esses confrontos diretos são fundamentais para o Juventude se distanciar do Z-4 e garantir a permanência na Série A.
Confrontos diretos e aproveitamento
Os confrontos diretos praticamente se limitam aos próximos três jogos. No restante da competição, o Juventude enfrentará times que possuem pretensões maiores no Brasileiro. A única exceção será o embate com o Cuiabá, no Alfredo Jaconi, na 35ª rodada.
O Juventude precisa conquistar cinco vitórias e um empate para alcançar os 45 pontos, número considerado de corte contra o rebaixamento. Para isso, necessita melhorar o aproveitamento sob o comando de Jair Ventura. Até o momento, em 10 jogos pelo Brasileiro, foram duas vitórias, três empates e cinco derrotas, com 30% de aproveitamento.
Projeto para a reta final
Para Jair Ventura, a eliminação da Copa do Brasil já ficou no passado. Com o calendário mais folgado, o técnico projeta uma reta final de Campeonato Brasileiro com tempo maior para implementar o seu trabalho e, a partir disso, ter um acréscimo dentro das quatro linhas.
– Não temos tempo de lamentar. Temos só Brasileiro agora, que a gente possa usar esse tempo que teríamos para estar disputando a Copa do Brasil para treinar ainda mais, fortalecer ainda mais o nosso coletivo, o nosso individual pra que a gente possa fazer o melhor possível – avaliou o treinador.
Confrontos diretos para escapar do Z-4
O Juventude tem quatro confrontos diretos para escapar do Z-4: Juventude x Fluminense (26ª rodada); Vitória x Juventude (27ª rodada); Juventude x Bragantino (28ª rodada); e Juventude x Cuiabá (35ª rodada). Esses jogos serão fundamentais para o destino da equipe na Série A.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores