O Grêmio, time gaúcho que foi vice-campeão do campeonato em 2023, está enfrentando uma crise defensiva sem precedentes. Com 100 gols sofridos nas últimas duas edições da Série A do Brasileirão, a equipe está na 13ª posição da tabela, apenas três pontos à frente da zona de rebaixamento. A marca negativa é ainda mais preocupante quando se considera que o time foi vazado 56 vezes na competição nacional em 2023, a pior entre os times que não caíram.
A diferença entre as duas campanhas
A diferença entre as duas campanhas do Grêmio é gritante. Em 2023, a equipe tinha no comando de ataque Luis Suárez, autor de 17 gols só no Brasileiro, o que fez do Grêmio vice-campeão. No entanto, a defesa comandada por Renato foi vazada 56 vezes na competição nacional, a pior entre os times que não caíram. Em contrapartida, teve também o segundo melhor ataque, atrás apenas do campeão, Palmeiras, com 63 gols marcados.
Os números da crise defensiva
Os números da crise defensiva do Grêmio são alarmantes. Em 72 jogos, a equipe sofreu 100 gols, com um saldo negativo. No total, uma centena em 72 jogos. Neste ano, o Grêmio balançou as redes 40 vezes até o momento no campeonato. O único adversário que supera a marca negativa gremista nos dois campeonatos brasileiros mais recentes é o Vasco da Gama, com 101 gols sofridos.
A busca por quatro pontos para escapar da Série B
Com apenas três pontos à frente da zona de rebaixamento, o Grêmio precisa de quatro pontos para escapar da Série B. A equipe está na 13ª posição da tabela e precisa de uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento. A crise defensiva é um dos principais problemas da equipe, e é fundamental que o time encontre uma solução para evitar a queda para a Série B.
A comparação com outros times
A marca negativa do Grêmio é ainda mais preocupante quando se considera que outros times da Série A também estão enfrentando problemas defensivos. O Bahia, por exemplo, sofreu 97 gols no Brasileirão do ano passado para cá. O Corinthians e o Fluminense também estão na lista dos times que sofreram mais gols nos últimos dois campeonatos.
A necessidade de mudanças
A crise defensiva do Grêmio é um sinal de que a equipe precisa de mudanças. A defesa comandada por Renato precisa ser reforçada, e a equipe precisa encontrar uma solução para evitar a queda para a Série B. Com apenas três pontos à frente da zona de rebaixamento, o Grêmio precisa de quatro pontos para escapar da Série B. A equipe precisa de uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento e garantir sua permanência na Série A.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores