O Grêmio vivencia um momento difícil no Campeonato Brasileiro 2024, ocupando a 18ª posição na tabela, com apenas 11 pontos conquistados após nove rodadas seguidas na zona de rebaixamento. A derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, nesta quarta-feira, no Centenário, poderia ter tido um cenário diferente se a equipe tivesse aproveitado a primeira oportunidade clara de gol. Edenilson, um dos poucos jogadores a falar após a partida, assumiu a culpa pela chance desperdiçada, mas destacou que é preciso dividir a responsabilidade com o treinador e a diretoria.
A chance perdida que poderia mudar o rumo do jogo
Aos sete minutos de jogo, com o placar ainda em 0 a 0, Edenilson recebeu um passe de Cristaldo e ficou livre na área, de frente para o gol, mas acabou chutando em cima do goleiro Anderson. Nove minutos depois, o Cruzeiro já vencia por 2 a 0, com dois gols em dois minutos, resultado que se manteve até o final da partida.
A autocrítica do jogador e a divisão de culpa
Edenilson admitiu que a chance desperdiçada no início do jogo foi um momento crucial que poderia ter mudado o rumo da partida. “Nada do que planejamos deu certo. Assumo também minha culpa da chance perdida, sempre quando se sai na frente do placar a chance de vencer é muito grande. Tenho certeza que se tivesse aproveitado melhor aquela chance, teríamos feito outro jogo”, afirmou o jogador.
Além disso, Edenilson destacou que os jogadores precisam assumir sua parcela de responsabilidade, dividindo a culpa com o treinador e a diretoria. “Sabemos que estamos errando, temos que dividir essa culpa, como grupo, com o treinador e a direção. Os jogadores têm que assumir seu papel e saber que nessa hora temos que ser cobrados também”, disse.
A situação do Grêmio no Brasileirão
O resultado manteve o Grêmio na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, onde a equipe está há nove rodadas seguidas. O técnico Renato Portaluppi cobrou “vergonha na cara” dos jogadores, fato corroborado por Edenilson.
Com 11 pontos, o Grêmio segue três atrás do primeiro time fora do Z-4. Para o próximo compromisso, o time vira a chave para a Copa do Brasil e enfrenta o Operário no domingo, às 11h, no Centenário, pelo jogo de volta da terceira fase. Na ida, o confronto terminou em empate sem gols.
A reação da torcida e a busca por melhores resultados
A torcida do Grêmio tem demonstrado preocupação com o momento da equipe, com a jornalista Quetelin lamentando a falta de reação da equipe. “O Grêmio não demonstra reação e eu estou apavorada”, disse a torcedora.
Diante deste cenário, o Grêmio precisa encontrar soluções rápidas para reverter a situação e buscar melhores resultados, tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa do Brasil, para se afastar da zona de rebaixamento e reconquistar a confiança da torcida.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores