O Grêmio reconhece o mau momento no Brasileirão e tem se mobilizado para começar a reagir. A necessidade em dar uma resposta à torcida é iminente. Por isso, o clube aumentou a pressão sobre a Arena para tentar acelerar o retorno para casa, a comissão técnica alterou o planejamento de concentrações e confia nos reforços para voltar a fazer gols.
Renato pede apoio da torcida do Grêmio durante os jogos
A entrevista coletiva na tarde de sexta-feira representa um marco na temporada 2024 do clube. A presença de Renato Portaluppi, Geromel e Kannemann juntos é a representatividade dos anos de glória na última década. Por outro lado, nesse momento é símbolo da briga contra o quarto rebaixamento. A imagem do trio de mão dadas dividiu a torcida nas redes sociais.
O intuito da manifestação no CT Luiz Carvalho foi mostrar e pedir para a torcida união para tirar o time da situação que o clube vive no Z-4. A postura de dar explicações e convocar o apoio da torcida é a intenção de mostrar uma mudança interna de como vai encarar os próximos jogos no Brasileirão.
Concentração prolongada
Em uma realidade normal, o Grêmio costuma iniciar as concentrações um dia antes dos jogos. Em clássicos ou partidas eliminatórias, Renato antecipa a reclusão no hotel. Mas nas últimas partidas o técnico tem adiantado a concentração em 48 horas.
Nesta sexta-feira, os jogadores treinaram de manhã e, no final da tarde, foram ao hotel do clube, em Porto Alegre, e iniciaram preparação para o duelo contra o Vitória. A medida é para regular a alimentação e o sono dos jogadores, mas também fomentar um clima de decisão no grupo.
Pressão para ter a Arena
Não é de agora que o clube vem tornando pública a insatisfação com a administração da Arena diante do episódio das enchentes. A última previsão que os gestores do estádio deram foi para voltar a mandar jogos apenas em setembro.
Na entrevista, Renato fez críticas para a gestora da Arena. O técnico chegou a falar que quem administra a casa gremista precisa ter mais “boa vontade” com o clube. Há um consenso interno de que a volta ao estádio será determinante para a equipe engatar vitórias.
Voltar ao caminho do gol
O diagnóstico da comissão técnica para o Grêmio não vencer jogos no Brasileirão é a falta do centroavante. Em muitos lances, a equipe criou a chance de gol, mas quem apareceu para finalizar não tinha o costume de estar no momento decisivo e colocar a bola na rede. A ausência de Diego Costa é um fato, mas um dos jogadores a perder chance clara contra o São Paulo foi Soteldo, por exemplo, acostumado a balançar as redes.
Sem Diego, que ainda se recupera de lesão muscular, a esperança passa a ser os reforços que chegaram em Porto Alegre na última semana. Matías Arezo, por exemplo, é centroavante de ofício e já está regularizado no BID. O uruguaio vai ser relacionado para o jogo contra o Vitória e pode até estrear ao longo da partida.
Reforços para a retomada
Além de Arezo, o meia colombiano Miguel Monsalve e o atacante Alexander Aravena também estão livres para estrear. Monsalve chegou do Independiente Medellín para ser uma alternativa a Cristaldo, outra carência diagnosticada pelo departamento de futebol.
Os jogadores treinam na manhã deste sábado, no CT Luiz Carvalho, e pela tarde viajam para Caxias do Sim. O Grêmio recebe o Vitória, às 11h do domingo, na estádio Centenário, pela 18ª rodada do Brasileirão.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores