O Fortaleza teve sua invicta sequência quebrada após a derrota por 2 a 0 para o Vasco em São Januário. O time cearense não conseguiu ter um bom desempenho, enfrentando dificuldades para desenvolver o ataque e, após a expulsão de um de seus jogadores, enfrentou ainda mais problemas. Mesmo com a desvantagem, o Tricolor não conseguiu reverter o resultado, se afastando da briga pelo G-6 do Campeonato Brasileiro.
A escalação do Fortaleza
O técnico Juan Vojvoda escalou o Fortaleza com algumas mudanças. Breno Lopes e Lucero ficaram no ataque, enquanto no meio-campo, Sasha foi titular, atuando ao lado de Pedro Augusto, Hércules e Pochettino. O argentino Pochettino, inclusive, atuou de forma mais adiantada em diversos momentos, colaborando para municiar o ataque.
Na defesa, o time teve João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco. O Vasco conseguiu ter um melhor controle da posse de bola no campo de ataque e articulou melhor suas jogadas. O Fortaleza apostou em escapadas de Lucero e Breno Lopes, sendo que este último levou muito perigo em uma finalização, mas não conseguiu balançar as redes.
A expulsão que complicou o Leão
Ainda no primeiro tempo, Hércules foi expulso por falta dura sobre Adson, complicando ainda mais a situação do Fortaleza. O Vasco então abriu o placar com um bom chute cruzado de Mateus Carvalho, que acertou o cantinho do gol. Com a vantagem, o time carioca foi confiante para o intervalo, deixando o Fortaleza com dúvidas.
O segundo tempo e os números da partida
Na segunda etapa, o Tricolor não conseguiu se recuperar. Teve muitas dificuldades para conter o ímpeto do Vasco. O técnico Vojvoda colocou outro volante, Rossetto, e escolheu trocar Bruno Pacheco por Felipe Jonatan, um jogador mais ofensivo. Marinho também entrou com a missão de fortalecer o ataque.
Mesmo com as mudanças, não houve jeito. Pelo contrário, o Vasco chegou ao segundo gol com uma cabeçada de Vegetti, que deixou Brítez para trás. A bola aérea tem sido um problema recorrente para o Fortaleza, com oito dos 11 últimos gols sofridos sendo em jogadas pelo alto.
Ao final, foram 19 finalizações do Vasco contra apenas 9 do Fortaleza.
Os desafios do Fortaleza
Outro desafio para o Fortaleza é a busca por pontos fora de casa. O time venceu apenas um dos seis jogos disputados longe de seus domínios, o que pode ser determinante para a sua subida na tabela do Campeonato Brasileiro.
Apesar da derrota, o Fortaleza ainda permanece na primeira parte da tabela, mas deixa de entrar no G-6. O próximo desafio será contra o Fluminense, na Arena Castelão, onde o Tricolor ainda não foi derrotado.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores