Nesta segunda-feira, 24 de julho, uma importante Assembleia Geral Extraordinária (AGE) acontecerá no Fluminense, das 9h às 18h, nas Laranjeiras. O principal assunto a ser votado é a criação da empresa Fla-Flu Serviços S.A., que atuará como concessionária do Maracanã junto ao Governo.
A Fla-Flu Serviços
A Fla-Flu Serviços será uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) que irá administrar o Maracanã. O Fluminense terá 35% das ações e das receitas da empresa, enquanto o Flamengo ficará com 65%. Estão previstos R$ 393 milhões em obras e manutenções do estádio nos próximos 20 anos.
A SPE terá uma governança estabelecida, com o Flamengo indicando o presidente do conselho de administração e o diretor financeiro, enquanto o Fluminense apontará o diretor comercial. A divisão de receitas 65/35 se aplica a atividades não relacionadas a partidas, como aluguel de camarotes e estacionamento.
Por que criar a empresa?
A criação de uma SPE é uma exigência prevista no edital da licitação para a concessão do Maracanã. Desde 2019, quando a dupla Fla-Flu passou a administrar provisoriamente o estádio, o Fluminense atuava como interveniente anuente, sem ter uma participação formal no negócio.
O Fluminense tinha dificuldades em emitir as Certidões Negativas de Débito (CNDs) necessárias para a formação da empresa, mas conseguiu regularizar sua situação fiscal no ano passado, concluindo o processo de habilitação para participar da licitação do Maracanã.
Como será a votação?
A AGE terá uma votação “sim” ou “não”, decidida por maioria simples. O voto “não” significa rejeitar a criação da Fla-Flu Serviços e, consequentemente, a administração do Maracanã pelo Fluminense.
Têm direito a voto os sócios proprietários e algumas categorias do Sócio Futebol, como membros com mais de dois anos de associação e que não estejam inadimplentes por mais de três meses.
O Fluminense no Campeonato Brasileiro
O Fluminense volta a campo na próxima quinta-feira, 1º de agosto, para enfrentar o Juventude, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, o Tricolor ocupa a 5ª posição na tabela.
Considerações Finais
A Assembleia Geral Extraordinária do Fluminense desta segunda-feira é um momento crucial para o clube, que vai votar a criação da Fla-Flu Serviços, empresa que será responsável pela administração do Maracanã junto ao Governo. A decisão tomada nesta votação terá impactos significativos para o futuro do Tricolor e sua relação com o rival Flamengo no icônico estádio carioca.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores