Marlon, o zagueiro de 28 anos que deixou o Fluminense no final de junho, encontra-se atualmente sem clube após não acertar com o Al Ain, dos Emirados Árabes. Apesar de ter contrato com o Shakhtar Donetsk até 2026, o jogador ativou a “cláusula de guerra” junto à FIFA, permitindo-lhe suspender unilateralmente seu vínculo com o clube ucraniano devido à guerra entre Ucrânia e Rússia.
A Jornada de Marlon
Marlon fez sua estreia pelo time principal do Fluminense em 2014 e chegou a ser convocado para a seleção olímpica no ano seguinte. No entanto, ele perdeu espaço no clube com a chegada de Levir Culpi e, em 2016, foi vendido ao Barcelona.
De volta ao Fluminense no ano passado, Marlon teve um bom desempenho e foi campeão da Conmebol Libertadores com o clube. Mas este ano, ele sofreu com lesões e disputou apenas oito partidas, sendo uma delas na qual precisou fazer uma artroscopia no joelho direito.
A Tentativa de Renovação e a Negociação com o Al Ain
Em junho, o Fluminense tentou renovar o contrato de empréstimo de Marlon, mas o jogador não aceitou uma redução salarial e optou por defender o Al Ain, dos Emirados Árabes. Porém, após ser reprovado nos exames médicos, Marlon acabou ficando sem clube.
A Liberação da FIFA e a Situação Atual de Marlon
A FIFA estendeu o direito dos jogadores e treinadores estrangeiros de suspender unilateralmente seus contratos com clubes da Ucrânia e Rússia por conta da guerra entre os países. Essa cláusula permitiu que Marlon ativasse a “cláusula de guerra” e se desvinculasse do Shakhtar Donetsk, ficando livre no mercado.
Perspectivas Futuras para Marlon
Atualmente sem clube, Marlon está livre para buscar uma nova oportunidade no mercado. Com sua experiência e habilidades, o zagueiro certamente é um jogador de interesse para diversos clubes, principalmente aqueles em busca de reforços defensivos.
Conclusão
A jornada de Marlon demonstra as dificuldades enfrentadas por jogadores em meio a conflitos internacionais e a importância da flexibilidade das regras da FIFA para proteger os atletas. Agora, o desafio é encontrar um novo clube que possa aproveitar as qualidades do zagueiro e lhe oferecer um novo projeto desafiador.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores