Mano Menezes completou um turno de Campeonato Brasileiro no comando do Fluminense, após assumir o time no começo de julho com a missão de evitar o rebaixamento. Com um aproveitamento de G-6 na competição desde que assumiu o time, o treinador chegou a 19 jogos à frente da equipe no Brasileirão, com o mérito de ter tirado o time da lanterna, mas ainda com a missão de repetir números nesta reta final para garantir a permanência na Série A.
Desempenho de Mano Menezes no Fluminense
Desde que assumiu o Fluminense, Mano Menezes conquistou 31 pontos em 19 jogos, com nove vitórias, quatro empates e seis derrotas. O aproveitamento de 54,4% representa uma campanha que colocaria o time no G-6 da competição, junto com o São Paulo, que neste momento é o sexto e tem o mesmo aproveitamento ao longo de todo o Brasileirão. Além disso, a defesa do Fluminense se tornou a menos vazada do Brasileirão desde a chegada do treinador, com apenas 13 gols sofridos.
O Fluminense com Mano no Brasileirão 2024 apresenta os seguintes números: 19 jogos, 9 vitórias, 4 empates, 6 derrotas, 54,4% de aproveitamento, 18 gols marcados e 13 gols sofridos. Além disso, o time teve 10 jogos sem sofrer gols.
Desafio para a permanência na Série A
Mano Menezes assume o Fluminense na lanterna da competição, com apenas seis pontos em 13 jogos. Atualmente, o time ocupa a 13ª colocação, com 37 pontos. Faltando seis jogos para o fim, com 18 pontos em disputa, o treinador precisa ficar perto do aproveitamento que teve até aqui para cravar o time na Série A.
Se o Fluminense conseguir mais 50% de aproveitamento até o fim da competição, o time alcançará pelo menos mais nove pontos, o que faria a equipe chegar aos 46 pontos, número que pode decretar a permanência.
Eliminações em copas
Apesar do bom desempenho no Brasileirão, Mano Menezes também acumulou eliminações em copas. O Fluminense perdeu para o Juventude nas oitavas da Copa do Brasil e foi eliminado pelo Atlético-MG nas quartas da Libertadores após avançar nas oitavas contra o Grêmio, nos pênaltis.
Discussão com Marcelo
O fechamento de um turno do Brasileirão com Mano Menezes no comando do Fluminense acabou ficando marcado pela saída de Marcelo, que se desentendeu com o treinador quando ia entrar em campo no empate com o Grêmio em 2 a 2, no Maracanã. O episódio deixou o treinador em evidência.
De acordo com relatos, Marcelo entraria no lugar de Lima, mas se irritou com um comentário de Mano e foi mandado retornar ao banco. O técnico não disse explicitamente qual foi o motivo do desentendimento, mas nos bastidores, o tom do entrevero gerou a sensação de que o clube teria poucas alternativas a não ser rescindir com Marcelo, o que acabou acontecendo no sábado.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores