O Fluminense fez um pedido formal à CBF para que a partida contra o Cuiabá, agendada para o dia 21 de julho na Arena Pantanal, seja adiada. O motivo é que o Tricolor enfrentará três jogos consecutivos como visitante, uma premissa que pode não valer para a próxima temporada do Campeonato Brasileiro.
Pedido semelhante ao do RB Bragantino
O pedido do Fluminense segue o mesmo argumento usado pelo RB Bragantino na edição de 2023 do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Maracanã estaria fechado para a final da Conmebol Libertadores, mas o Flamengo não aceitou trocar de estádio para receber os paulistas. A CBF adiantou o jogo, mas a escolha da data fez o Bragantino reclamar por fazer três jogos seguidos fora de casa, algo que não é feito na tabela com base na isonomia do campeonato. A decisão final foi pela remarcação para depois da final continental.
Premissa pode não ser seguida em 2024
Entretanto, para 2024, existe a chance de essa premissa não ser seguida. O ge apurou que, no conselho técnico realizado pela CBF devido à tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, foi dito aos clubes que essa premissa poderia ser derrubada, pois Grêmio, Internacional e Juventude possivelmente jogariam três vezes seguidas como visitantes devido aos jogos adiados.
Avaliação caso a caso pela CBF
Com isso, a CBF está avaliando caso a caso. Para o pedido do Fluminense, ainda não houve resposta. Pesa a favor do Tricolor o fato de ser a primeira solicitação deste tipo.
Jogos seguidos do Fluminense como visitante
O Fluminense jogará três vezes como visitante porque a partida contra o Athletico, no Maracanã, pela 17ª rodada, foi adiada. Isso ocorreu devido aos playoffs da Copa Sul-Americana de 2024. A Conmebol marcou as partidas da equipe do Sul, contra o Cerro Porteño, para os dias 18 e 25 de julho.
Confira os jogos seguidos do Fluminense como visitante:
- Fortaleza 1 x 0 Fluminense — 07/07 — Castelão — 15ª rodada
- Criciúma x Fluminense — 11/07 — Heriberto Hulse — 16ª rodada
- Cuiabá x Fluminense — 21/07 — Arena Pantanal — 18ª rodada
Desfecho do pedido do Fluminense
O Fluminense aguarda a resposta da CBF em relação ao pedido de adiamento da partida contra o Cuiabá. A decisão final da entidade será crucial para determinar se a premissa da isonomia no Campeonato Brasileiro será mantida ou flexibilizada para a próxima temporada.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores