O Fluminense entra em campo nesta quinta-feira, 15 de junho, para enfrentar o Juventude no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O encontro acontecerá no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, com início às 19h. Exatos dois meses se passaram desde a última vez que as equipes se enfrentaram, quando o Tricolor deixou o Maracanã sob vaias após um empate por 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro.
Uma oportunidade para potencializar o elenco
O técnico Mano Menezes deve escalar um time misto, com alguns titulares poupados. Nomes como Arias e Thiago Silva, que deu seus primeiros passos no Juventude, não devem começar jogando. Por outro lado, Marcelo, que marcou o gol de pênalti que abriu o placar no Maracanã, deve atuar no meio-campo.
O desempenho de jogadores como Nonato, Guga e Lima no Alfredo Jaconi pode fortalecer a ideia de que é possível priorizar o Brasileirão sem abrir mão totalmente das copas. O resultado dessa partida será uma boa amostragem da capacidade de Mano Menezes de potencializar o desempenho do Tricolor enquanto faz rodízio no elenco.
Prioridade no Campeonato Brasileiro
A situação do Fluminense no Brasileirão ainda é preocupante, com o clube ocupando a vice-lanterna, embora esteja a apenas um ponto do Grêmio, primeiro time fora da zona de rebaixamento. A postura do time contra o Juventude também dará uma boa indicação do nível de importância que o Fluminense atribui à Copa do Brasil para a sequência das oitavas de final.
Retrospecto recente entre Fluminense e Juventude
No encontro anterior entre as equipes, pelo Brasileirão, Marcelo abriu o placar de pênalti, mas Jadson empatou aproveitando uma falha de Fábio. O Fluminense não conseguiu aproveitar a expulsão de Popó e acabou vaiado pelos torcedores.
Agora, o cenário é diferente. O Fluminense vem de três vitórias consecutivas, algo que não acontecia desde maio, em jogos das Copas do Brasil e Libertadores. No Brasileiro, a última sequência de três triunfos havia sido em novembro de 2023.
Desafio de vencer no Alfredo Jaconi
Para sair em vantagem na Copa do Brasil, o Fluminense terá que vencer no Alfredo Jaconi – feito que não conseguiu repetir desde um triunfo por 4 a 3, em 12 de outubro de 2005, pelo Campeonato Brasileiro.
Reforço com a chegada de Facundo Bernal
Paralelamente à preparação para o jogo, o Fluminense recebe a chegada de seu mais novo reforço, o argentino Facundo Bernal, que se junta ao elenco tricolor para a sequência da temporada.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores