No momento atual, o Flamengo se encontra em uma posição privilegiada no Campeonato Brasileiro, mesmo com o time esfacelado por desfalques devido à Copa América. Apesar das dificuldades, a equipe comandada por Tite tem conseguido manter um bom aproveitamento, contando também com os tropeços de alguns adversários diretos.
Desafios da Copa América e o desempenho do Flamengo
Ao todo, o Flamengo disputou nove jogos do Brasileirão durante a janela da Copa América, que começou em 10 de junho e vai até 14 de julho. Sem jogadores importantes como Arrascaeta, De la Cruz, Viña, Varela e Pulgar, além de outros desfalques por lesão, o Rubro-Negro conseguiu sobreviver à metade desse período com danos leves, somando 10 dos 15 pontos disputados.
Aproveitamento e próximos jogos
O aproveitamento do Flamengo nos primeiros cinco jogos dessa janela foi de 66,6%, com vitórias sobre Grêmio, Bahia e Fluminense no Maracanã, além de um empate com o Athletico-PR na Ligga Arena. A única derrota veio contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, resultado que encerrou a invencibilidade do time misto rubro-negro.
Restam mais quatro partidas até o fim dessa janela da Copa América, sendo três delas no Maracanã, onde o Flamengo venceu seis dos sete jogos disputados no Campeonato Brasileiro até agora. O próximo compromisso será contra o Cruzeiro, no domingo (25), às 18h30 (de Brasília).
Esperança de retornos antecipados
Muitos torcedores do Flamengo estão “torcendo” pelas seleções do Uruguai e do Chile na Copa América, na esperança de que elas não cheguem tão longe no torneio. Isso porque, se os jogadores rubro-negros convocados chegarem até a semifinal, eles só voltarão ao clube após o fim da janela da Copa América, que será no dia 14 de julho.
Nesse cenário, a melhor notícia é a possibilidade de Erick Pulgar retornar mais cedo ao Flamengo, caso o Chile não avance para as fases finais da competição sul-americana. Isso poderia torná-lo uma opção para o jogo contra o Atlético-MG, no dia 3 de julho.
Momentos importantes da Copa América
O Uruguai, com a participação do lateral-esquerdo Viña, estreou com vitória por 3 a 1 sobre o Panamá e lidera o Grupo C da Copa América. Já o Chile, que conta com o volante Pulgar, não teve um bom início, empatando em 0 a 0 com o Peru na estreia e perdendo para a Argentina por 1 a 0 na segunda rodada. Essa situação do Chile pode ser benéfica para o Flamengo, uma vez que Pulgar poderia retornar mais cedo ao time.
Conclusão
Apesar dos desafios impostos pela Copa América, o Flamengo tem se mostrado resiliente e conseguido manter-se na liderança do Campeonato Brasileiro. Com um bom aproveitamento de 66,6% nos primeiros jogos da janela e contando com tropeços de adversários diretos, o Rubro-Negro mantém-se em posição privilegiada na disputa pelo título. Agora, a equipe de Tite terá pela frente uma sequência de jogos no Maracanã, onde tem demonstrado bom desempenho, e ainda pode contar com o retorno antecipado de alguns jogadores importantes, como Erick Pulgar.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores