O Flamengo está buscando uma solução para receber o valor devido pelo Internacional pela transferência do meio-campista Thiago Maia. O clube carioca vendeu o jogador ao Internacional em junho deste ano, mas ainda não recebeu qualquer valor pelo volante. A situação está sendo discutida na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), da CBF.
A venda de Thiago Maia e o não pagamento do Internacional
A venda de Thiago Maia foi acertada por 4 milhões de euros, divididos em dez parcelas, com a primeira a ser paga em agosto deste ano, no valor de 250 mil euros. No entanto, o Internacional não cumpriu este pagamento, o que levou o Flamengo a acionar a CNRD para tentar receber o valor devido.
A reação do Internacional e a postura do clube gaúcho
Em coletiva, o vice-presidente de futebol do Internacional, José Olavo Bisol, evitou aprofundar o assunto e o CEO Giovane Zanardo não respondeu ao pedido de comentário. No entanto, Bisol destacou que o clube gaúcho é sabedor de suas responsabilidades e não gosta de dever. Ele também ressaltou que o Internacional é credor de muitos clubes e não viu necessidade de fazer debate ou cobrança pública.
A previsão de pagamento das parcelas e a divisão dos valores
Ainda há a previsão de duas parcelas em dezembro, a primeira no valor de 400 mil euros e a segunda no valor de 50 mil euros. As outras parcelas estão divididas entre abril de 2025 e agosto de 2027. Dos 4 milhões de euros, o Flamengo ficará com 2,85 milhões de euros (R$ 17,1 milhões) e o Lille (França) levará 1,15 milhão de euros (R$ 6,9 milhões). Os clubes permanecem cada um 25% dos direitos econômicos.
A Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) e seu papel no caso
A CNRD foi criada em 2016, pela CBF, com o objetivo de acelerar e encurtar o caminho de acordos relacionado ao futebol brasileiro. Antes, os conflitos trabalhistas ficavam a cargo do Poder Judiciário do Brasil, mas este órgão da CBF serve para mediar e desfazer os conflitos com base nos estatutos e regulamentos da CBF e da FIFA. Com o Flamengo acionando a CNRD, o órgão julgará o pedido e caso dê procedente, o Internacional terá que pagar o valor com multa e juros. Caso não faça, pode sofrer transfer ban, ficando proibido de inscrever atletas no sistema da CBF.
As consequências para o Internacional e o futuro do caso
Se o Internacional não pagar o valor devido, pode sofrer consequências graves, incluindo a impossibilidade de inscrever atletas no sistema da CBF. Além disso, o clube gaúcho pode ser punido com multa e juros, o que pode afetar sua situação financeira. O caso está sendo acompanhado de perto pela imprensa e pelos fãs do futebol brasileiro, e a decisão da CNRD pode ter um impacto significativo no futuro do Internacional e do Flamengo.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores