O Flamengo conquistou sua 17ª classificação para as semifinais da Copa do Brasil após superar o Bahia com um placar agregado de 2 a 0. Embora o time tenha apresentado um desempenho sem brilho, conseguiu controlar as ações do jogo e não deu chances ao adversário. A vitória foi conquistada graças ao gol de Arrascaeta, que marcou após uma jogada construída pelo meio de campo.
O meio de campo como chave para a vitória
O meio de campo foi fundamental para a vitória do Flamengo. Evertton Araújo, de 21 anos, teve uma atuação destacada, com muitos desarmes e uma boa marcação. Léo Ortiz, improvisado como volante, desfilou em campo e construiu a jogada do gol. Além disso, Arrascaeta foi o responsável por marcar o gol, após uma jogada construída pelo meio de campo.
A escolha de Tite por povoar o meio de campo e fazer um jogo mais combativo se mostrou certeira. O time controlou as ações do jogo, mesmo nos 49% do tempo em que não tinha a bola. A vitória passou pelo setor, com Evertton Araújo dando grande proteção aos zagueiros e Léo Ortiz construindo a jogada do gol.
A produção ofensiva ainda não é lá essas coisas
Embora o Flamengo tenha conquistado a vitória, a produção ofensiva ainda não foi lá essas coisas. O time teve 13 finalizações (seis delas na direção do gol), mas apenas três chances claras. A falta de um centroavante de ofício é um problema que o time precisa resolver.
Bruno Henrique fez um bom jogo improvisado como falso 9, mas as características são outras. Gabigol também não é um centroavante de ofício. Quem mais se aproxima é Carlinhos, que não pode jogar na Copa do Brasil e também não se firmou.
O desafio pela frente
O Flamengo terá que decidir se manterá a formação ou se mudará o esquema tático para buscar um novo encaixe do ataque sem um centroavante de ofício. A partir do próximo jogo, as opções vão aumentar com as possíveis estreias de Gonzalo Plata e Alex Sandro. Além disso, Alcaraz suspenso e De la Cruz machucado em breve estarão de volta e permitirão novas combinações do meio para a frente.
A semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians será só em outubro. O próximo compromisso do Flamengo será o clássico contra o Vasco no domingo, às 18h30 (de Brasília) no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os jogadores se reapresentam na tarde desta sexta-feira no Ninho do Urubu para dar início à preparação.
A ausência de Pedro
Foi o primeiro jogo com a ausência definitiva de Pedro na temporada. E nitidamente o artilheiro do Brasil fez e fará ainda muita falta. A falta de um centroavante de ofício é um problema que o time precisa resolver.
O próximo passo
O Flamengo precisa encontrar um novo encaixe do ataque sem um centroavante de ofício. A formação e o esquema tático precisam ser adaptados para dar espaço a jogadores como Gonzalo Plata e Alex Sandro. Além disso, a volta de Alcaraz suspenso e De la Cruz machucado permitirá novas combinações do meio para a frente.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores