Aos 91 anos, o ídolo do Flamengo e do Bahia, Evaristo de Macedo, precisou passar por uma cirurgia após sofrer uma queda em sua residência na última sexta-feira. A cirurgia, realizada na manhã deste domingo, durou pouco mais de três horas e teve como objetivo corrigir a fratura do fêmur e do quadril do ex-jogador e treinador.
A Cirurgia de Evaristo de Macedo
A cirurgia de Evaristo de Macedo foi realizada pelo cirurgião Marco Aurélio Sousa, que trabalha com o ex-médico do Flamengo e da Seleção Brasileira, José Luiz Runco, e pelo neto e cardiologista Luiz Augusto Macedo. De acordo com o neto, a cirurgia transcorreu sem intercorrências, e Evaristo de Macedo já está no quarto do hospital, iniciando a sua reabilitação a partir desta segunda-feira.
A Trajetória de Evaristo de Macedo
Revelado pelo Madureira, Evaristo de Macedo chegou ao Flamengo aos 19 anos de idade, sendo cobiçado também pelo Vasco e Fluminense. Contudo, por ser torcedor do Rubro-Negro, escolheu defender o time da Gávea, onde conquistou o primeiro tricampeonato carioca (1953, 1954 e 1955) e marcou 103 gols em 182 jogos.
Após 10 anos atuando na Europa, Evaristo de Macedo retornou ao Flamengo e atuou até a sua aposentadoria, em 1966, aos 33 anos. Após a aposentadoria, ele continuou no futebol, chegando a ser técnico do Rubro-Negro em três oportunidades: 1993, 1998/99 e 2002/03.
O Ídolo do Bahia
Além do Flamengo, Evaristo de Macedo também é ídolo do Bahia. Como treinador, ele foi campeão brasileiro com o Tricolor em 1988 e dá nome ao Centro de Treinamento do clube. Desde 2013, o ex-técnico possui o título de cidadão baiano.
No Bahia, além do título brasileiro de 1988, Evaristo de Macedo conquistou seis campeonatos estaduais, nos anos de 1970, 1971, 1973, 1988, 1998 e 2001. Também em 2001, ele deu ao Tricolor o título do Campeonato do Nordeste.
Homenagens a Evaristo de Macedo
Em abril deste ano, Evaristo de Macedo foi homenageado pelos serviços prestados ao futebol do Rio de Janeiro, em uma ação da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ). Além disso, o Bahia possui um patch em sua camisa em homenagem ao ex-jogador e treinador.
Cuidados com os Idosos
Após o acidente, Evaristo de Macedo aproveitou para fazer um alerta aos cuidados com os idosos, ressaltando que chinelos e tapetes podem representar um perigo aos mais velhos.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores
- Não perca mais nenhum jogo do seu time! GRÁTIS - Clique aqui!