A Copa Sul-Americana de 2024 está prestes a ter seu campeão, e o Cruzeiro é um dos finalistas. Neste sábado (23), às 17h, o time celeste enfrentará o Racing no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai. Essa será a primeira decisão de Sul-Americana da história do Cruzeiro, e um título inédito está em jogo, além de uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2025.
O que esperar do duelo
Comentários de ex-jogadores e jornalistas especializados no futebol sul-americano têm gerado grande expectativa em torno do duelo entre Cruzeiro e Racing. Marcelo Moreno, ex-jogador do Cruzeiro, acredita que o jogo será emocionante e que o time celeste tem tudo para ser campeão. “A campanha que o Cruzeiro fez durante toda a Sul-Americana foi incrível”, disse ele. “Mas o Racing também merece estar na final, eles fizeram uma grande campanha.”
Outro ex-jogador do Cruzeiro, Robinho, também opinou sobre o duelo. “Vai ser muito difícil. O Racing é um grande clube, um clube tradicional no futebol sul-americano”, disse ele. “Mas o Cruzeiro é muito grande e tenho certeza que vai conquistar esse título.” Robinho também destacou a importância de o Cruzeiro manter a calma e não se deixar levar pela “catimba violenta” do Racing.
A visão dos especialistas
Os jornalistas especializados no futebol sul-americano também têm suas opiniões sobre o duelo. Carlos Eduardo Mansur, do Sportv, acredita que o Cruzeiro ainda é um time embrionário e que não tem uma cara definida. “O Cruzeiro, hoje, não é um time montado, com uma cara, sólido”, disse ele. “Mas tem jogadores que podem se impor e fazer o Cruzeiro ser campeão da Sul-Americana.”
Mansur também destacou a qualidade técnica do Racing, com jogadores como Quintero, Martirena e Almendra. “O Racing, coletivamente, tem uma ideia muito mais clara”, disse ele. “Tem qualidade técnico, com jogadores que podem fazer a diferença.”
Um jogo difícil
Jáeci Carvalho, do Jornal Estado de Minas, cravou o Cruzeiro como campeão e acredita que o time celeste vai conquistar o título com um gol de Kaio Jorge. “Acho que vai ser 1 a 0 com gol do Kaio Jorge, e o Cruzeiro voltará para Belo Horizonte com a taça inédita, com milhões de dólares da competição e vaga na Libertadores em 2025”, disse ele.
Carvalho também destacou a importância de o Cruzeiro manter a calma e a confiança durante o jogo. “Quando a decisão é em um jogo só, tudo pode acontecer”, disse ele. “Uma expulsão muda a cara do jogo. É complicado. Então o Cruzeiro tem que estar confiante.”
O técnico Fernando Diniz e a chance de conquistar a Copa Libertadores e a Sul-Americana consecutivamente
Se o Cruzeiro conquistar o título da Copa Sul-Americana, o técnico Fernando Diniz terá a chance de conquistar a Copa Libertadores e a Sul-Americana consecutivamente. Isso seria um feito histórico para o técnico e para o time celeste.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores