O Cruzeiro está prestes a enfrentar o Criciúma no Mineirão, pela 33ª rodada do Brasileirão, em uma partida crucial para a equipe se recuperar no returno da competição e manter as chances de conquistar uma vaga na próxima edição da Libertadores. O time está em queda livre na competição desde o fim da trajetória do técnico Fernando Seabra e precisa se esforçar para não se distanciar do G-7.
Desempenho no Returno
Os números do returno do Cruzeiro são preocupantes. A equipe tem apenas o 17º melhor aproveitamento neste recorte, com 11 pontos somados em 39 possíveis. O aproveitamento é de 28%, com 11 gols marcados e 14 sofridos. Isso é pior do que a campanha do returno do Brasileirão de 2023, quando o time somou apenas 13 pontos entre a 19ª e a 32ª rodadas.
Mudança de Foco
A situação fez com que o Cruzeiro mudasse o foco na tabela do Campeonato Brasileiro. A equipe, que fechou o primeiro turno no G-4 e sonhando em se aproximar da briga pelo título, hoje está a dez pontos do G-6 (mesma distância para o Z-4) e sonha com G-7 para ir à Libertadores via Série A. A diferença é que a campanha do turno foi pior e, com apenas 24 pontos na primeira metade, o Cruzeiro brigou contra o rebaixamento até o final da competição.
Desafio nos Próximos Jogos
Nas seis rodadas restantes, o Cruzeiro fez sete pontos, com uma vitória, quatro empates e uma derrota. Se repetir a campanha neste ano, atingirá 51 pontos. Os adversários serão, além do Criciúma: Corinthians, Grêmio, Bragantino, Palmeiras e Juventude. A equipe precisa se esforçar para conquistar pontos importantes e manter as chances de classificação para a Libertadores.
Aproveitamento em Casa
Outra diferença entre as duas temporadas é o aproveitamento do Cruzeiro como mandante. Se em 2023 foi ponto de atenção, no turno de 2024 foi o diferencial para o time brigar na parte de cima da tabela. Algo que também mudou no returno. A equipe, que brigava rodada a rodada com o Fortaleza para ser o melhor mandante da competição, agora tem apenas a oitava campanha, com nove vitórias, quatro empates e três derrotas em 16 jogos.
Desafio para Voltar a Vencer em Casa
O Cruzeiro não vence em casa desde 1º de novembro, quando bateu o Atlético-GO por 3 a 1. No período perdeu para São Paulo e Flamengo, além de empatar com Vasco e Bahia, pelo Brasileirão. Na Sul-Americana, também ficou na igualdade com Libertad e Lanús. A equipe precisa se esforçar para voltar a vencer em casa e manter as chances de classificação para a Libertadores.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores