O Cruzeiro vive um momento crucial em sua temporada, com dois desafios importantes pela frente. Na próxima quarta-feira, o time mineiro enfrentará o Corinthians na NeoQuímica Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão. No entanto, apenas três dias depois, o Cruzeiro decidirá a Copa Sul-Americana contra o Racing. Essa situação leva a uma grande incógnita: Cássio, o goleiro titular do time, estará em campo contra o Corinthians?
A incógnita de Cássio
A delegação do Cruzeiro embarcará completa para São Paulo, mas a presença de Cássio em campo ainda é uma dúvida. O goleiro viveu uma situação semelhante antes da semifinal da Sul-Americana, quando o time jogou com o Athletico-PR e depois viajou para a Argentina para enfrentar o Lanús. Naquela ocasião, Cássio não viajou para Curitiba e o time entrou em campo com um time reserva.
No entanto, diante do Corinthians, há alguns fatores que precisam ser analisados antes da definição exata de quem entrará em campo. Um deles é a preocupação com o período de “inatividade” dos jogadores até a finalíssima do dia 23. Quem não entrar em campo em São Paulo ficará sem jogar por 13 dias até pisar no gramado do estádio Nueva Olla.
A preocupação com lesões
Além disso, há o receio quanto à possibilidade de lesão que tiraria algum jogador da finalíssima. Cássio, por exemplo, sentiu incômodos musculares ao longo do mês de outubro e, até por isso, não viajou para pegar o Athletico antes do duelo com o Lanús. Neste momento, a situação física do goleiro está estabilizada.
Um jogador que se encaixa nesses dois aspectos que geram dúvida para o duelo com o Corinthians é Walace. O volante, titular com Diniz, ficou fora contra o Criciúma por causa da possibilidade de lesão muscular. Se não jogar em São Paulo, chegará à final com 16 dias de inatividade em jogos.
O setor ofensivo em mudança
De toda forma, é certo que o setor ofensivo do Cruzeiro será completamente alterado, já que Matheus Pereira, Gabriel Veron e Kaio Jorge cumprem suspensão. Lautaro Díaz, que recentemente fez trabalho de equilíbrio muscular, voltará à titularidade depois de 45 dias.
A história de Cássio no Corinthians
Cássio foi contratado pelo Corinthians no fim de 2011, quase como um desconhecido, depois de ter sido revelado pelo Grêmio e passado pelo PSV, da Holanda. Ele assumiu a vaga de titular, antes ocupada por Julio Cesar, para as oitavas de final da Conmebol Libertadores de 2012, contra o Emelec, no Equador. Desde então, se transformou em um dos maiores nomes da história do Corinthians.
Foram 712 jogos, número que o coloca como o segundo com mais partidas com a camisa alvinegra, atrás apenas do ex-lateral-esquerdo Wladimir, com 806. Neste período, o goleiro fez parte de uma das eras mais vitoriosas do Corinthians, culminando com as conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes, ambos em 2012.
Com a venda da SAF do Cruzeiro, de Ronaldo para Pedro Lourenço, a diretoria foi ao mercado em busca de goleiro, tendo Cássio como alvo principal do novo mandatário. Perto do final do contrato no Corinthians, o jogador acertou com a Raposa até 2027. Titular do time desde o início de julho, quando foi inscrito, Cássio é um dos principais nomes do Cruzeiro no segundo semestre da temporada e tem possibilidade de conquistar a primeira Sul-Americana da carreira.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores