O Campeonato Brasileiro de 2024 está prestes a começar com muitas expectativas e novidades. Dentre os 20 clubes da Série A, apenas sete mantêm os mesmos treinadores há mais de um ano. Destaque para Abel Ferreira, do Palmeiras, que está no cargo desde novembro de 2020.
Os destaques do Brasileirão 2024
A competição terá início neste final de semana com um total de 10 jogos. Destaque para a partida entre Vitória e Palmeiras, campeões das Séries B e A, respectivamente. A expectativa é de muita emoção e competição acirrada desde as primeiras rodadas do campeonato.
Os treinadores com mais tempo de casa
Apenas sete treinadores da elite do futebol nacional estão há mais de um ano no comando de seus clubes. Além de Abel Ferreira, destacam-se Juan Pablo Vojvoda, Cláudio Tencati, Fernando Diz, Renato Gaúcho, Pedro Caixinha e Léo Condé como os profissionais mais duradouros no cargo.
A rotatividade de treinadores na Série A
O Cuiabá será o único clube a iniciar a competição com um treinador interino, refletindo a alta rotatividade de técnicos no futebol brasileiro. Sete times da Série A já trocaram de treinador em 2024, totalizando 40% dos clubes da elite que passaram por alterações no comando técnico.
A presença de técnicos estrangeiros
Uma das características marcantes desta edição do Campeonato Brasileiro é a presença de treinadores estrangeiros. Dos 19 clubes com técnico definido, 42% são comandados por profissionais nascidos fora do Brasil, sendo quatro portugueses e quatro argentinos entre os principais representantes.
Estreantes e jovens talentos na beira do gramado
Léo Condé e Thiago Carpini terão suas primeiras experiências na Série A como treinadores. Além deles, Gabriel Milito e Artur Jorge são estreantes no cenário nacional. Carpini, aos 39 anos, é um dos mais jovens da competição, que conta com uma mistura de novos talentos e nomes consagrados no comando das equipes.
Os campeões em busca de novas conquistas
Dos 19 treinadores que iniciam o Brasileirão, apenas quatro já conquistaram o título da competição. Abel Ferreira, Cuca, Tite e Rogério Ceni buscam novas vitórias e títulos para suas respectivas equipes, prometendo muita emoção e competitividade ao longo da temporada.
Com a largada dada para o Campeonato Brasileiro 2024, os torcedores podem aguardar uma competição repleta de reviravoltas, desafios e momentos emocionantes. A dança dos treinadores, as estratégias táticas e o talento dos jogadores prometem envolver o público e fazer do Brasileirão mais uma edição memorável.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores