Os principais fatos apresentados neste texto são:
1. Ramón Díaz foi anunciado como novo técnico do Corinthians, assinando contrato até o final de 2025.
2. Díaz ainda precisa resolver algumas pendências contratuais com o Vasco, seu clube anterior, para poder assumir o comando da equipe corintiana.
3. O Corinthians pretende contar com Díaz na partida contra o Criciúma, pela 17ª rodada do Brasileirão, mas isso depende da regularização de sua situação.
4. Para ser registrado pelo Corinthians, Díaz precisa se desligar oficialmente do Vasco, o que ainda não ocorreu devido a uma divergência entre as partes sobre a forma de sua saída do clube carioca.
Ramón Díaz é anunciado como novo técnico do Corinthians
Após a saída de António Oliveira, o Corinthians anunciou Ramón Díaz como seu novo treinador, contratando-o até o final de 2025. O técnico argentino assinou o contrato, posou para fotos com a camisa do clube e foi oficialmente apresentado, embora ainda haja algumas etapas a serem cumpridas para que ele possa assumir o comando da equipe.
Situação contratual com o Vasco precisa ser resolvida
Apesar de ter deixado o Vasco há mais de dois meses, Díaz ainda consta no sistema da CBF como treinador do clube carioca. Isso porque há uma divergência entre as partes sobre a forma de sua saída, com o Vasco considerando que houve pedido de demissão, enquanto Díaz afirma ter sido demitido.
Para poder ser registrado pelo Corinthians, Díaz precisa resolver essa situação e obter sua rescisão federativa com o Vasco, o que deve ser providenciado nos próximos dias.
Estreia de Díaz depende de regularização
O Corinthians planeja contar com Díaz à beira do campo na partida contra o Criciúma, pela 17ª rodada do Brasileirão. No entanto, isso depende de sua regularização junto à CBF, com a conclusão do processo de desligamento do Vasco e registro como treinador do Timão.
Caso essas etapas sejam cumpridas a tempo, Díaz poderá assumir o comando da equipe nesse confronto. Porém, sua chegada ao Brasil na terça-feira à tarde e a falta de contato com o elenco alvinegro também podem ser fatores que dificultem sua estreia imediata.
Comissão técnica de Díaz é anunciada
Além de Ramón Díaz, o Corinthians também contratou sua comissão técnica, composta por seu filho Emiliano Díaz, o auxiliar Juan Romanazzi, o preparador físico Diego Pereira e o analista de desempenho Damian Paz.
Esses profissionais serão integrados à comissão técnica fixa do Timão, que conta com diferentes especialistas em diversas áreas.
Rescisão de António Oliveira ainda está em negociação
Embora tenha sido demitido na semana passada, o técnico português António Oliveira ainda está vinculado ao Corinthians na CBF. O clube e o treinador ainda discutem a forma de pagamento da multa rescisória, que gira em torno de R$ 1,5 milhão.
No entanto, diferentemente do Campeonato Paulista, para inscrever um novo técnico no Brasileirão, o Corinthians não precisa necessariamente ter resolvido a situação com o treinador anterior.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores