O Corinthians está enfrentando momentos de incerteza no futebol profissional e busca soluções para evitar o rebaixamento. Nesse cenário, um nome pouco conhecido no clube, Claudinei Alves, diretor das categorias de base, ganhou destaque por ser o principal entusiasta da contratação do italiano Mario Balotelli.
Quem é Claudinei Alves?
Claudinei Alves é um empresário da área logística e conselheiro do Corinthians por três mandatos. Ele trabalhou ao lado de Augusto Melo, atual presidente do clube, como assessor do sub-17 do Timão de 2015 a 2016, conquistando a Copa do Brasil e o Mundial da categoria. Além disso, atuou em outros departamentos do Corinthians, como no Canindé (de futebol amador entre os sócios) e foi investidor do União Barbarense no período em que Augusto Melo trabalhou como gestor da base do clube do interior paulista.
Papel de Claudinei Alves no futebol profissional
Apesar de comandar as categorias inferiores do Corinthians, Claudinei Alves possui um papel importante nos bastidores do futebol profissional, sendo uma das pessoas mais próximas e um dos conselheiros mais ouvidos pelo presidente Augusto Melo na tomada de decisões. Foi ele quem levou o nome de Mario Balotelli ao presidente depois que o jogador foi oferecido a ele por um empresário, e agora é uma das vozes que tentam convencer Augusto a contratar o italiano.
A base do Corinthians e as polêmicas
O futebol de base do Timão tem causado polêmica devido ao grande número de contratações realizadas desde o início do ano. Até o momento, 39 jogadores tiveram acordos registrados com o clube, além de outras dezenas que passam por testes diariamente no CT da categoria. Claudinei Alves justifica essa estratégia, afirmando que prefere “errar por excesso do que por omissão”, e que as novas categorias sub-16 e sub-18 foram criadas para suprir o alto número de jogadores e servir como transição para as equipes sub-15, sub-17 e sub-20.
A relação de Claudinei Alves com o empresário Matheus Borghi
A ideia de contratar Mario Balotelli foi apresentada a Claudinei Alves por Matheus Borghi, empresário que agencia atletas de menor expressão no futebol brasileiro. O fato curioso é que o filho de Borghi, Arthur, de 16 anos, foi contratado para a base do Corinthians ainda na gestão de Duilio Monteiro Alves, em outubro de 2023, tendo contrato com o clube até 2026. A relação de Matheus Borghi com Augusto Melo é de longa data, desde quando o atual presidente do Corinthians comandava as categorias de base do União Barbarense, ao lado de Claudinei Alves.
A ausência de Fabinho Soldado na negociação envolvendo Balotelli
Fabinho Soldado, executivo de futebol e responsável pela condução de todas as negociações do time profissional, não tem participado das conversas com Mario Balotelli. Isso se deve ao fato de o jogador não ter sido monitorado ou aprovado pelo CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol), que é usado pelo executivo como referência na busca por jogadores no mercado. Além disso, a indicação direta de Balotelli feita por Claudinei Alves ao presidente Augusto Melo também foi um fator que deixou Fabinho Soldado fora da negociação.
Em meio à busca por soluções para evitar o rebaixamento, o Corinthians encontra em Claudinei Alves, um diretor das categorias de base, um dos principais aliados e conselheiros do presidente Augusto Melo na tomada de decisões importantes no futebol profissional, incluindo a possível contratação de Mario Balotelli.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores