O Sport Club Corinthians Paulista está de luto. O publicitário Washington Olivetto, um dos mais renomados do país e torcedor fanático do Timão, faleceu aos 73 anos. Além de ser um dos mais importantes nomes da publicidade brasileira, Olivetto teve uma forte ligação com o Corinthians, tendo sido vice-presidente de marketing e criador do slogan Democracia Corinthiana, um movimento político que marcou a história do clube.
A Democracia Corinthiana
O movimento Democracia Corinthiana, que teve duração entre 1982 e 1984, foi um período de grande mudança no Corinthians. Encabeçado por jogadores consagrados, como Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon, o movimento promoveu mudanças estruturais na administração e no dia a dia dos jogadores. Além disso, a Democracia Corinthiana também foi uma bandeira importante na luta pelo fim da ditadura militar no Brasil.
Olivetto, que foi convidado para ser vice-presidente de marketing do Corinthians no início da década de 1980, foi o criador do slogan que deu visibilidade ao movimento. Em entrevista ao Arena Sportv em 2013, Olivetto disse que “os grandes autores da Democracia Corinthiana foram os jogadores, eles que estabeleceram a atitude. Coloquei o rótulo para dar visibilidade”.
Um legado que vai além do futebol
A Democracia Corinthiana foi um movimento que transcendeu o futebol. Além de ser um período de grande sucesso esportivo para o Corinthians, o movimento também foi uma forma de lutar pela redemocratização do país. Como disse Olivetto, “o que virou história foi a Democracia Corinthiana, porque não era só futebol. Era o futebol atrelado à luta pela redemocratização do país”.
O Corinthians foi um dos primeiros clubes a ter patrocínios estampados em sua camisa, viabilizados por Olivetto. Mas na Democracia Corinthiana, a ideologia marcava presença com recados aos torcedores. Olivetto lembrou que “pedi que pusessem na camisa ‘Dia 15 vote’, numa eleição para deputados. Era uma forma de valorizar a camisa também”.
Um publicitário de sucesso
Washington Olivetto foi um publicitário de sucesso e um dos mais renomados do segmento no Brasil. Além de ter criado diversas peças publicitárias que fizeram história no país, Olivetto também escreveu dois livros sobre o Corinthians: “Corinthians. É Preto no Branco” e “Corinthians x Outros”.
Olivetto foi um dos fundadores da agência WBrasil e foi considerado um dos mais importantes nomes da publicidade brasileira. Sua paixão pelo Corinthians foi herdada de seu tio Armando, e ele sempre foi um torcedor fanático do Timão.
Um legado que permanecerá
A morte de Washington Olivetto é uma grande perda para o Corinthians e para o futebol brasileiro. No entanto, seu legado permanecerá. A Democracia Corinthiana continua a ser um movimento importante na história do clube, e a ideologia que ele representou continua a inspirar gerações de torcedores.
O Corinthians se solidariza com a família de Olivetto nesse momento de dor. O clube agradece a contribuição de Olivetto para a história do Timão e se compromete a manter seu legado vivo.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores