Desde 2016, o Corinthians testemunhou a demissão de quatro técnicos após derrotas para seu maior rival, o Palmeiras. Essa combinação de rivalidade e maus resultados contra o arquirrival tem se mostrado fatal para os comandantes do Timão, levando à saída de Cristóvão Borges, Tiago Nunes, Vagner Mancini e, mais recentemente, António Oliveira.
A queda dos técnicos do Corinthians após perdas para o Palmeiras
O primeiro treinador da sequência a perder o emprego após um clássico contra o Palmeiras foi Cristóvão Borges, em 2016. Após uma derrota por 2 a 0 na Neo Química Arena, o técnico foi demitido ainda no vestiário pelo então presidente Roberto de Andrade. Fábio Carille, posteriormente efetivado como treinador, assumiu interinamente até o final daquela temporada, conquistando o Campeonato Brasileiro no ano seguinte.
O Impacto da Pandemia na Demissão de Tiago Nunes
A segunda demissão de treinador a partir de uma derrota para o Palmeiras ocorreu em 2020, durante a pandemia. Tiago Nunes, que já estava pressionado semanas antes, perdeu o emprego após uma nova derrota por 2 a 0 em casa para o rival. Dyego Coelho assumiu interinamente naquele momento.
A Pressão e a Saída de Vagner Mancini
O terceiro técnico a ser demitido após uma derrota para o Palmeiras foi Vagner Mancini. Pressionado depois de sofrer uma goleada para o Peñarol na Copa Sul-Americana, o treinador perdeu o emprego ao ser derrotado por 2 a 0 pelo time de Abel Ferreira na semifinal do Campeonato Paulista de 2021.
António Oliveira e a Quarta Demissão Após Revés contra o Palmeiras
António Oliveira fechou o grupo dos quatro treinadores demitidos após derrota para o Palmeiras em um intervalo de oito anos. O técnico português não conseguiu resistir ao péssimo início do Campeonato Brasileiro, no qual o Corinthians venceu apenas um jogo em 13 partidas disputadas. Com a equipe na penúltima posição da tabela, dentro da zona de rebaixamento, a diretoria buscará um novo treinador antes do próximo compromisso.
Impacto da Rivalidade e dos Maus Resultados no Corinthians
A combinação entre a rivalidade com o Palmeiras e os maus resultados contra o arquirrival nos últimos anos se mostraram fatais para os treinadores do Corinthians. A queda de quatro técnicos após derrotas para o Palmeiras evidencia a pressão e as consequências que esse tipo de resultado pode trazer para o comando técnico do Timão.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores