Na busca pelo título da Copa do Brasil, o Juventude aposta em um técnico experiente para liderar a equipe. Jair Ventura, comandante do time alviverde, tem um histórico de sucesso na competição e pode ser o trunfo necessário para superar o Corinthians nas quartas de finais.
A Experiência de Jair Ventura
Logo no segundo ano como treinador, Jair Ventura já mostrou seu valor na Copa do Brasil. Em 2017, ele levou o Botafogo até a semifinal, onde foi superado pelo Flamengo. No entanto, essa experiência foi fundamental para o seu crescimento como técnico. “A experiência é muito importante”, afirma Jair. “Você estar vivenciando finais, semifinais, grandes jogos vai te dando mais e mais casca. Você vai ficando mais confortável dentro de tanta pressão”.
O Desafio Contra o Corinthians
Com essa experiência, Jair Ventura se prepara para enfrentar o Corinthians, uma equipe extremamente qualificada e que foi muito forte na janela de transferências. “Sabemos da dificuldade”, afirma o técnico. “Mas estamos cada vez mais próximo de vencer. Agora, é um momento diferente, e vamos enfrentar o Corinthians”.
No entanto, Jair Ventura não coloca o Juventude em vantagem apenas pelo momento. “Corinthians tem jogadores extremamente qualificados, decisivos, um elenco muito qualificado”, afirma. “Acho que a grande diferença é o Jaconi, que tem sido a nossa força. Nós temos esse fator casa muito forte, que a gente possa conseguir fazer um grande jogo e possa conseguir a vantagem para carimbar a classificação em São Paulo.
O Início de Jair Ventura no Juventude
Contratado há pouco mais de um mês, Jair Ventura já conquistou três vitórias, três empates e amargou quatro derrotas. No entanto, o técnico avalia o início no Alfredo Jaconi como positivo. “Conseguimos a nossa primeira vitória fora, que não tínhamos conseguido, e conquistamos o Athletico depois de 24 anos”, afirma. Além da classificação da Copa do Brasil, onde a gente venceu o atual campeão da América, o Fluminense, fazendo cinco gols. Então, o momento vem sendo positivo, mas agora é um novo momento”.
Os Problemas para Enfrentar o Corinthians
Embora o Juventude esteja em um melhor momento, Jair Ventura sabe que os problemas não são poucos. “É gratificante você estar entre os oito melhores, times que investiram muito mais que a gente”, afirma. “Mas temos que trabalhar jogo a jogo. É pensar no Corinthians e aí classificando, a gente pensa no próximo adversário, mas com certeza a gente trabalha para levar o mais longe possível dentro das duas competições”.
O Pensamento de Jair Ventura
No final, Jair Ventura mantém os pés no chão e o pensamento em jogo após jogo. “Não podemos nos distrair”, afirma. “Temos que focar no Corinthians e depois pensar no próximo adversário. Mas com certeza, a gente trabalha para levar o mais longe possível dentro das duas competições”. Com essa mentalidade, o Juventude pode ser um dos times a superar no campeonato.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores