Na luta para escapar do rebaixamento, o Corinthians enfrenta um desafio difícil no Campeonato Brasileiro. Com 15 jogos pela frente, a equipe precisa conquistar pontos importantes para se manter na elite do futebol nacional. Além disso, o Timão ainda disputa a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, o que pode ser um fator positivo para a motivação dos jogadores.
O calendário do Corinthians até o fim do Brasileirão
O Corinthians terá um calendário agitado até o fim do Campeonato Brasileiro. Os próximos três jogos são contra times que estão no G4 do campeonato: Fortaleza, Flamengo e Botafogo. Além disso, a equipe ainda enfrentará times como Atlético-GO, São Paulo, Internacional e Palmeiras, entre outros.
É importante notar que o Corinthians fará mais jogos em casa do que como visitante até o final da competição. No entanto, o fator casa já foi mais decisivo para a equipe, que faz seu pior Brasileirão como mandante desde a inauguração da Neo Química Arena, em 2014.
Os jogos do Corinthians até o fim do Brasileirão
Aqui está o calendário do Corinthians até o fim do Campeonato Brasileiro:
* 25/8 – Fortaleza – Castelão
* 1/9 – Flamengo – Neo Química Arena
* 15/9* – Botafogo – Nilton Santos
* 22/9* – Atlético-GO – Neo Química Arena
* 29/9* – São Paulo – Morumbis
* 5/10* – Internacional – Neo Química Arena
* 20/10* – Athletico-PR – Neo Química Arena
* 26/10* – Cuiabá – Arena Pantanal
* 6/11* – Palmeiras – Neo Química Arena
* 13/11* – Vitória – Barradão
* 20/11* – Cruzeiro – Neo Química Arena
* 24/11* – Vasco – Neo Química Arena
* 1/12* – Criciúma – Heriberto Hülse
* 4/12* – Bahia – Neo Química Arena
* 8/12* – Grêmio – Arena do Grêmio
*Datas sujeitas a alteração
A luta para fugir do rebaixamento
O Corinthians ocupa a 16ª colocação atualmente, com 22 pontos. Para escapar do rebaixamento, habitualmente considera-se 45 pontos como o mínimo necessário. No entanto, em anos recentes já houve times que fugiram da queda com menos pontos.
Em 2023, o Santos foi o 17º colocado e caiu com 43 pontos. Em 2022, o Ceará foi o 17º colocado e caiu com 37 pontos. Em 2021, o Grêmio foi o 17º colocado e caiu com 43 pontos. Em 2020, o Vasco foi o 17º colocado e caiu com 41 pontos. Em 2019, o Cruzeiro foi o 17º colocado e caiu com 36 pontos.
A opinião do auxiliar técnico do Corinthians
Em entrevista após o empate com o Fluminense, o auxiliar técnico do Corinthians, Emiliano Díaz, filho do técnico Ramón Díaz, disse que a equipe está acreditando mais que nunca na luta para fugir do rebaixamento.
“Quando chegamos sabíamos que era difícil. Estar fora do Z4 nos anima, queríamos ganhar, mas ninguém falou que ia ser fácil. Conquistamos um ponto, queríamos três. Continuamos acreditando. Sentimos um pouco o cansaço do jogo passado. Estamos contentes por ficar fora da zona, mas queríamos ganhar, a felicidade não é completa. Porém, estamos acreditando mais que nunca. Sabemos que a situação não é fácil, mantemos o grupo, estão chegando jogadores, vamos brigar por outras coisas”, disse Emiliano Díaz.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores