Os países da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, têm sido tradicionalmente os principais fornecedores de jogadores para o Corinthians. A equipe paulista já contou com jogadores de mais de duas dezenas de países e cinco continentes diferentes. A lista de estrangeiros é grande e cresceu recentemente com as chegadas do volante venezuelano José Martínez e o atacante espanhol Héctor Hernández.
Estrangeiros no Corinthians
Com a dupla, o Corinthians chega a 76 atletas estrangeiros em sua história, dos quais 71 entraram em campo pelo menos uma vez. Alguns deles construíram trajetórias vitoriosas e memoráveis, como o colombiano Rincón, o paraguaio Gamarra, o argentino Tévez, o peruano Guerrero, entre vários outros. Houve também quem não deixasse muita saudade e alguns que nem sequer conseguiram jogar.
O último jogador espanhol a vestir a camisa do Corinthians foi há 62 anos, com o atacante José Armando Ufarte, conhecido como ”Espanhol”. Já a Venezuela teve um representante mais recente, com o meia Otero. O atual elenco alvinegro também conta com outros atletas nascidos fora do Brasil, como os equatorianos Palacios e Félix Torres, o argentino Rodrigo Garro e o paraguaio Ángel Romero.
Jogadores da Argentina
A Argentina é o país com o maior número de jogadores a terem defendido o Corinthians, com 16 atletas. Dentre eles, podemos destacar o atacante Gabriel Pérez, que jogou em 1929-1930; o meia Hector Veira, que atuou em 1975-1976; e o zagueiro Mascherano, que jogou em 2005-2006.
O argentino mais conhecido a ter vestido a camisa do Corinthians, no entanto, é Tévez. O atacante jogou no Corinthians entre 2005 e 2006, e é lembrado como um dos grandes ídolos da equipe.
Jogadores do Paraguai
O Paraguai é o segundo país com o maior número de jogadores a terem defendido o Corinthians, com 9 atletas. Dentre eles, podemos destacar o lateral-direito Villamayor, que jogou em 1996; o zagueiro Gamarra, que atuou em 1998-1999; e o atacante Ángel Romero, que jogou em 2014-2019 e retornou à equipe em janeiro.
Ángel Romero é um dos principais nomes do futebol paraguaio no Corinthians. Com mais de 300 jogos pelo clube, é um dos principais goleadores da equipe e é considerado um ídolo da torcida.
Jogadores do Uruguai
O Uruguai é o terceiro país com o maior número de jogadores a terem defendido o Corinthians, com 8 atletas. Dentre eles, podemos destacar o zagueiro Armando Graham Bell, que jogou em 1943-1944; o lateral-direito Taborda, que atuou em 1978-1982; e o zagueiro Bruno Méndez, que jogou desde 2019.
Armando Graham Bell é um dos principais nomes do futebol uruguaio no Corinthians. Embora tenha jogado há muitos anos, ainda é lembrado como um dos grandes nomes da equipe.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores