O Bahia enfrenta um desafio importante na temporada 2024, com a ausência de Gabriel Xavier por suspensão abrindo uma brecha para a volta do zagueiro Víctor Cuesta ao time titular. Esta será a segunda vez no Campeonato Brasileiro que o Tricolor terá a zaga formada pelo argentino e Kanu, após a derrota para o Internacional na estreia.
A dupla defensiva do Bahia
Na temporada 2024, Kanu e Cuesta têm 62% de aproveitamento quando atuam juntos. Eles formaram a dupla de zaga do Bahia em nove oportunidades, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. No entanto, os dois não são titulares de um jogo desde o próprio duelo contra o Inter, no dia 13 de abril, há mais de três meses.
O fator Gabriel Xavier
Víctor Cuesta foi contratado pelo Bahia, no início do ano, com status de titular do lado esquerdo da defesa. O argentino teve boas atuações em seus 14 jogos e também contribuiu ofensivamente com uma assistência. No entanto, um procedimento cirúrgico no nariz fez Cuesta virar desfalque a partir do jogo contra o Grêmio.
Foi neste período que Kanu ganhou nova chance na equipe, desta vez pelo lado esquerdo, para retomar o bom futebol e se consolidar na zaga ao lado de Gabriel Xavier. A dupla jogou 12 partidas do Brasileirão e teve aproveitamento de 61%, com sete vitórias, um empate e quatro derrotas.
Alternativas na zaga
Além de Kanu e Cuesta, o volante Rezende também marcou presença como titular da zaga do Bahia, ao lado de Gabriel Xavier, na vitória sobre o Fortaleza. No total, quatro jogadores já foram titulares do miolo defensivo do Tricolor no Brasileirão.
Retrospecto das duplas
Todas as duplas de zaga usadas pelo Bahia na competição apresentaram diferentes níveis de aproveitamento:
- Gabriel Xavier e Kanu – 61% de aproveitamento em 12 jogos;
- Gabriel Xavier e Víctor Cuesta – 55% de desempenho em três partidas;
- Gabriel Xavier e Rezende – 100% de aproveitamento em um jogo;
- Kanu e Víctor Cuesta – sem aproveitamento em uma partida.
O desafio contra o Corinthians
Agora, o desafio dos zagueiros é garantir a segurança defensiva do Bahia contra o Corinthians. O jogo será disputado às 16h (de Brasília) deste domingo, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores