Depois da emocionante vitória de 1 a 0 sobre o Palmeiras no último mês, o Botafogo se prepara para mais um confronto com o rival paulista, desta vez pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores. Apesar dos bons resultados anteriores, o time comandado por Artur Jorge passou por diversas mudanças desde aquele jogo, as quais serão analisadas neste artigo.
A saída de Damián Suárez e o problema na defesa
Uma das maiores baixas do Botafogo foi a saída do lateral-direito Damián Suárez, que recebeu uma proposta do Peñarol e pediu para deixar o clube por motivos pessoais. A diretoria não gostou da postura do jogador e não o liberou gratuitamente, deixando-o fora dos planos. Essa ausência tem sido sentida, pois a defesa do Alvinegro passou a ser o pior setor da equipe desde a chegada de Artur Jorge, sofrendo 11 gols nos últimos 7 jogos.
A chegada de Thiago Almada
Em contrapartida, o Botafogo recebeu um reforço de peso com a chegada do meia Thiago Almada, contratado por US$ 25 milhões (R$ 137,4 milhões), tornando-se a contratação mais cara da história do futebol brasileiro. Almada estreou contra o Bahia e jogou a partida inteira contra o Juventude, podendo ser uma importante peça para o confronto decisivo contra o Palmeiras.
Lesões no ataque
O setor ofensivo do Botafogo também tem enfrentado problemas com lesões. Tiquinho Soares e Júnior Santos, dupla titular na vitória sobre o Palmeiras, sofreram lesões no intervalo daquele jogo. Tiquinho se recuperou e pode iniciar o duelo desta quarta-feira, mas Júnior Santos fraturou a tíbia e ficará afastado por cerca de três meses.
Eliminação precoce na Copa do Brasil
Outra notícia negativa para o Botafogo foi a eliminação na Copa do Brasil. Após empatar em 1 a 1 no primeiro jogo, o time carioca perdeu por 1 a 0 para o Bahia na Arena Fonte Nova e deu adeus à competição. A equipe ficou revoltada com a expulsão de Gregore ainda no primeiro tempo da partida de volta.
Luiz Henrique em destaque
Apesar de todos os problemas enfrentados pelo Botafogo, uma boa notícia é a ótima fase de Luiz Henrique. O atacante se destacou na vitória sobre o Palmeiras e continuou a balançar as redes nas partidas seguintes, mostrando-se cada vez mais adaptado ao esquema de Artur Jorge.
Com tantas mudanças, o Botafogo terá que se reorganizar rapidamente para enfrentar o poderoso Palmeiras pela Libertadores. A equipe carioca espera contar com a recuperação de seus jogadores lesionados e a solidez da defesa para buscar uma nova vitória sobre o rival paulista.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores