Em uma história que parece ter saído de um filme, um torcedor do Botafogo ajudou o clube a realizar a contratação mais cara da história do futebol brasileiro. Gustavo Debossan, de 28 anos, é um caso único de um torcedor que transcendeu seu papel para ajudar o time a conquistar a Libertadores da América.
Um Torcedor que Fez a Diferença
Em janeiro de 2023, o Botafogo estava passando por uma fase difícil, após liderar boa parte do campeonato, mas perder o título do Brasileirão de 2023. Nessa época, Gustavo Debossan, um torcedor apaixonado do Botafogo, decidiu fazer algumas indicações ao proprietário da SAF alvinegra, John Textor, em mensagens no “X” (antigo Twitter). Ele não imaginava que sua sugestão seria lida, muito menos que teria a chance de ser acolhida.
Uma Mensagem que Mudou a História
Em uma mensagem despretensiosa, Debossan indicou o meia Thiago Almada ao proprietário do Botafogo. Com apenas 22 palavras, ele descreveu o jogador como “um argentino que arma jogadas, é rápido, tem boa finalização e também pode jogar pelas pontas”. O empresário norte-americano foi sucinto na resposta: “Vou checar”.
A Inspiração por Trás da Ideia
Gustavo Debossan se inspirou no método estatístico para avaliar e contratar jogadores de baseball desenvolvido pelo americano Billy Beane. A história foi retratada no filme “Moneyball”, O Homem Que Mudou o Jogo”, lançado em 2011, e estrelado por Brad Pitt. Debossan tentou traduzir a fórmula para o futebol e identificou a posição de meia ofensivo pela esquerda como um ponto carente no time.
A Conquista da Libertadores
Seis meses depois, Debossan soube que sua indicação surtiu efeito, quando o Botafogo fechou com Almada. O meia, campeão do mundo pela Argentina, em 2022, custou R$ 137,4 milhões e se tornou a contratação mais cara do futebol brasileiro. Almada se destacou na conquista do título da Libertadores contra o Atlético-MG e pode, nos próximos dias, conquistar o Brasileirão.
Um Torcedor que Continua a Sonhar
Gustavo Debossan está a procura de trabalho, mas sua paixão pelo Botafogo não diminuiu. Ele ainda faz análises sobre jogadores por hobby e afirma que sua vontade é ajudar o time. Almada também queria a Libertadores, então Debossan ajudou todo mundo de alguma forma.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores