O texto destaca os questionamentos feitos por John Textor, dono da SAF do Botafogo, em relação à atuação do auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva, responsável por recomendar a suspensão de Textor por seis anos no inquérito que apura supostas manipulações no futebol brasileiro.
Principais fatos
– John Textor publicou um texto em seu site oficial questionando a atuação de Mauro Marcelo de Lima e Silva, auditor do STJD.
– Textor acusa o auditor de estar “agindo de acordo com a agenda de outra pessoa” e de cometer “ações impensáveis” ao punir um presidente de clube simplesmente por solicitar, de maneira confidencial, uma investigação envolvendo, ainda que indiretamente, o clube que o auditor parece apoiar.
– O inquérito divulgado na sexta-feira tinha um erro, expondo os nomes dos jogadores de Fortaleza e São Paulo acusados por Textor, o que pode ser encarado como quebra de sigilo.
– Textor afirma que recebeu, na última semana, uma lista de 35 perguntas de Mauro Marcelo, deixando claro que o auditor o havia tornado seu alvo de investigação, sem que Textor tivesse a oportunidade de respondê-las.
Questionamentos de Textor sobre o auditor
Textor questiona a atuação de Mauro Marcelo de Lima e Silva, afirmando que “sérias perguntas devem ser feitas sobre ele”, uma vez que o auditor parece estar agindo de acordo com a agenda de outra pessoa. Além disso, Textor se mostra consternado pelo fato de que sua busca pela elucidação de fatos e elementos de manipulações de partidas tenham motivado acusações graves contra ele.
Denúncia de manipulação e investigação do Senado
As denúncias de Textor começaram após a derrota do Botafogo por 4 a 3 para o Palmeiras, em novembro do ano passado. Desde então, o dirigente troca farpas com Leila Pereira, presidente do time paulista.
Divulgação de documentos confidenciais
Textor lamenta que o relatório elaborado por Mauro Marcelo de Lima e Silva tenha, deliberadamente, divulgado os nomes de potenciais envolvidos, além de ter publicizado o teor da documentação em análise no Inquérito, que continha dados sensíveis e informações confidenciais.
Resposta aos questionamentos de Mauro Marcelo
Textor afirma que recebeu, na última semana, uma lista de 35 perguntas de Mauro Marcelo, deixando claro que o auditor o havia tornado seu alvo de investigação, sem que Textor tivesse a oportunidade de respondê-las.
Posicionamento de Textor
Textor enfatiza que nunca fez qualquer alegação contra um clube, um jogador ou um árbitro específico, e que sua única providência foi apresentar documentos, em especial de um expert com credibilidade e respeitado por órgãos governamentais e tribunais criminais em diversas jurisdições, solicitando que essa documentação fosse investigada pelo STJD, pelo Senado e pelos promotores criminais.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores