O Botafogo, time de futebol brasileiro, enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reclamando sobre lances envolvendo arbitragem. O clube alega ter sido prejudicado em várias partidas do Campeonato Brasileiro, com decisões questionáveis dos árbitros e do uso do VAR (Árbitro de Vídeo).
Lances reclamados pelo Botafogo
O Botafogo elencou uma série de lances em que teria sido prejudicado, incluindo:
– Falta de Martinelli em Gregore (Botafogo 1 x 0 Fluminense – 11/06)
– Empurrão de Léo Godoy em Júnior Santos (Botafogo 1 x 1 Athletico – 19/06), em comparação com o pênalti cometido por Lucas Halter em Isidro Pitta (Cuiabá 1 x 2 Botafogo – 03/07)
– Falta de Hugo Moura em Tchê Tchê (Vasco 1 x 1 Botafogo – 29/06)
– Falta de Filipe Machado em Gregore (Cuiabá 1 x 2 Botafogo – 03/07)
Reclamações sobre o VAR
O ponto central das reclamações do Botafogo é a atuação do VAR, que não teria revisado adequadamente alguns lances envolvendo jogadores do time. O clube afirma que, mesmo com revisão pelo árbitro de vídeo, alguns lances não foram considerados e acabaram prejudicando a equipe.
Processo entre o presidente da CBF e o dono do Botafogo
O Botafogo também mencionou o processo movido pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, contra John Textor, dono da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Botafogo. O clube alega que essa situação não pode influenciar nas competições, mas que acaba gerando uma “grande preocupação da opinião pública”.
Pedido de uniformidade na arbitragem
Por fim, o Botafogo solicita uma “condução equilibrada, razoável e uniforme por parte da Arbitragem, com critérios minimamente padronizados”, para que erros grosseiros como os que vêm ocorrendo sejam evitados. O clube afirma que a arbitragem brasileira vive um “caos institucional” e que os erros têm se tornado normalizados.
Conclusão
O Botafogo, em seu ofício à CBF, buscou evidenciar uma série de lances em que teria sido prejudicado pela arbitragem e pelo uso do VAR. O clube reivindica uma atuação mais uniforme e equilibrada por parte dos árbitros, com a adoção de critérios padronizados, a fim de evitar erros que possam influenciar de forma negativa o resultado das partidas.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores