Com uma campanha invicta e o melhor ataque e defesa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, o Botafogo se prepara para enfrentar o Santos na semifinal da competição. A equipe, composta por jogadores com idade até 23 anos, tem sido uma surpresa positiva no torneio e busca uma vaga na final.
O Desafio de Montar um Time às Pressas
O gerente das categorias de base do Botafogo, Leonardo Coelho, explica que a equipe foi montada em um curto período de tempo, com apenas dois amistosos para preparação. No entanto, a meritocracia nas categorias inferiores permitiu que os jovens jogadores sejam testados em um nível mais alto.
“A gente fez uma pré-temporada curtíssima, ou seja, fizemos basicamente dois amistosos para que a gente conhecesse e que a equipe estivesse minimamente ali com sintonia, para que a gente pudesse ter um corpo de equipe que vai se formando no decorrer do campeonato”, disse Coelho.
Um Elenco Diverso e com Grande Potencial
O Botafogo conta com um elenco diverso, com jogadores do elenco profissional, como Matheus Nascimento e Kauê, além de outros que retornaram de empréstimo e buscam manter-se ativos. A competição também é uma oportunidade para os jovens jogadores se destacarem e ganharem experiência.
“A gente tem um elenco completamente entrosado que já vem demonstrando isso aí em campo”, disse Coelho. “É uma ressignificação de trabalho, uma nova metodologia, um novo tempo, uma nova cultura que vem sendo criada e que a gente consegue ter êxito validando, ou seja, tendo a chancela final levantando o troféu.”
A Importância da Competição para o Projeto da SAF
A campanha positiva no Brasileirão de Aspirantes é uma resposta ao que tem sido feito pelo clube no sentido de reestruturar as categorias de base. A possibilidade de título seria importante para o projeto da SAF e demonstraria o sucesso do trabalho desenvolvido.
“Independentemente disso, a gente já se sente vitorioso por tudo que estamos construindo, tanto em termos desportivos quanto em desenvolvimento individual dos atletas desse elenco”, disse Coelho.
Os Números da Campanha
O Botafogo tem feito uma campanha impressionante, com 8 jogos, 5 vitórias e 3 empates. A equipe marcou 13 gols e sofreu apenas 4. Os principais artilheiros são Kauê, Kauan Toledo e Matheus Nascimento.
A equipe se prepara para enfrentar o Santos na semifinal, na próxima segunda-feira, às 19h, na Vila Belmiro. O jogo será um desafio importante para o Botafogo, mas a equipe está confiante em suas habilidades e busca uma vaga na final.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores