O Atlético-MG, um dos principais clubes do futebol brasileiro, está enfrentando um desafio importante em relação ao gramado da sua arena, a Arena MRV. Desde a inauguração do estádio, o piso tem sido alvo de críticas por parte dos jogadores e adversários, com problemas como soltura de algumas partes e dificuldade de manutenção.
Uma Logística Complexa para Resolução do Problema
Para resolver essa questão, o clube mineiro organizou uma logística complexa, que envolve a troca de metade do gramado (ala norte) e uma faixa do campo na ala sul. Esse processo terá duração de quatro a cinco dias e utilizará um gramado pronto, que está na Cidade do Galo, para efetuar a troca.
O objetivo é que o piso esteja em perfeitas condições para o jogo contra o Cuiabá, no dia 18 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro. Essa solução temporária visa atender às necessidades imediatas do clube, que enfrenta problemas com o gramado desde a inauguração do estádio.
Histórico de Problemas com o Gramado
O problema do gramado da Arena MRV não é uma novidade. Desde a inauguração, em 2023, o piso tem sido alvo de críticas e problemas, como a soltura de partes em alguns jogos. Além disso, a agenda de shows na reta final do ano piorou ainda mais a condição do campo para os jogos.
Essa situação fez com que o Atlético-MG cogitasse a instalação de um gramado sintético para a temporada de 2024. No entanto, essa opção depende de aprovação do Plano Diretor de Belo Horizonte, que determina que cada projeto deve ter uma área de infiltração de água, algo que o gramado sintético não possui.
Soluções a Longo Prazo
A mudança para um gramado sintético em 2024 foi, portanto, descartada. O clube optou por trocar o gramado no final de 2023 e diminuir a agenda de shows para não afetar o piso. Até o momento, nenhum evento foi realizado no gramado da Arena MRV.
Mesmo com essa medida, o gramado não suportou o número de jogos e apresenta dificuldades para o jogo de posse de bola do Atlético-MG. O jogador Guilherme Arana destacou que essa situação “dificulta o jogo, um domínio, uma aceleração, um passe sob medida, que fazem a diferença numa partida”.
Buscando a Solução Definitiva
Apesar das medidas adotadas, a solução definitiva para o problema do gramado da Arena MRV ainda está sendo estudada. O gramado sintético é uma opção que pode ser seguida, mas depende da aprovação do Plano Diretor de Belo Horizonte.
Por enquanto, o clube espera que o processo de troca parcial do gramado, em andamento, resolva o problema até o fim do ano. Essa é uma ação importante para garantir melhores condições de jogo para o Atlético-MG durante a temporada.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores