Com mais de 25 anos de carreira, o técnico português Carlos Carvalhal entrou no radar de diversos clubes brasileiros ao longo dos anos. Atualmente, o Athletico Paranaense monitora o mercado em busca de um novo treinador, já que o plano principal, Fernando Diniz, segue com indefinições sobre seu retorno ao trabalho.
A trajetória de Carlos Carvalhal
Carlos Carvalhal iniciou sua carreira de treinador em 1998, no Espinho, de Portugal. Ao longo da primeira década, ele passou por clubes como Vizela, Belenenses e Marítimo, mas se destacou principalmente por suas passagens pelos times de Vitória de Setúbal, Braga, Sporting e Besiktas.
No Vitória de Setúbal, Carvalhal conquistou seu primeiro título relevante, a Taça da Liga, na temporada 2007/2008. Já pelo Braga, o técnico português conquistou seu segundo título de expressão na carreira, vencendo o Benfica na final da temporada 2020/21.
Experiência no futebol inglês
Carvalhal também teve passagens pelo futebol inglês, comandando o Sheffield Wednesday, na Segunda Divisão, chegando a disputar os playoffs de acesso à Premier League em duas temporadas. No Swansea, ele assumiu a equipe na lanterna da Premier League na 20ª rodada e conseguiu tirar o time da zona de rebaixamento, mas não evitou o rebaixamento na reta final.
O interesse do Athletico Paranaense
Nos últimos anos, Carvalhal foi especulado em diversos clubes brasileiros, como Bragantino, Flamengo, Atlético-MG e Corinthians, mas não houve acerto. Atualmente, o Athletico Paranaense monitora o mercado em busca de um novo treinador, já que o plano principal, Fernando Diniz, segue com indefinições sobre seu retorno ao trabalho.
O Furacão entende que precisa acelerar a definição do novo treinador, e Carvalhal aceitou ouvir o projeto do clube paranaense. Inicialmente, o português não se interessou, mas com os recentes resultados e desempenho da equipe sob o comando de Juca Antonello, o Athletico passou a monitorá-lo como uma alternativa.
Alternativa ao plano principal
Fernando Diniz segue sendo o plano A do Athletico Paranaense, mas o clube trabalha por alternativas em meio à indefinição do atual campeão da Libertadores. Carlos Carvalhal surge como uma opção interessante, dada sua vasta experiência e histórico de trabalhos bem-sucedidos em diferentes países.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores