A Seleção Brasileira de Futebol está passando por uma transformação significativa, com uma maior ênfase nos jogadores do Campeonato Brasileiro. Isso é refletido na convocação para as partidas contra Chile e Peru, pelas eliminatórias, que contou com 30 jogadores do Campeonato Brasileiro no ciclo. Essa tendência é uma mudança em relação ao passado, quando a Seleção era composta principalmente por jogadores que atuavam em clubes europeus.
A Era Dorival: Uma Nova Abordagem
A convocação atual é um reflexo da nova abordagem adotada pelo técnico Dorival Júnior, que assume o comando da Seleção desde o início do ano. Em entrevista, Dorival Júnior afirmou que pretende trabalhar com jogadores que sejam merecedores de uma chance, independentemente da liga em que atuem. Essa abordagem é uma mudança em relação ao passado, quando a Seleção era composta principalmente por jogadores que atuavam em clubes europeus.
No grupo que treina atualmente no CT do Palmeiras, em São Paulo, há seis jogadores do Campeonato Brasileiro: Weverton (Palmeiras), Fabrício Bruno e Gerson (Flamengo), Alex Telles, Luiz Henrique e Igor Jesus (Botafogo). Essa marca é um reflexo da tendência de Dorival de olhar mais para a liga local.
Um Ciclo com Mais Oportunidades para os Jogadores do Brasileirão
Desde que Dorival Júnior assumiu o comando da Seleção, 19 jogadores do Campeonato Brasileiro foram convocados. Essa marca é significativa, especialmente quando comparada ao ciclo anterior com Tite, que contou com apenas 32 jogadores do Campeonato Brasileiro em quatro anos e meio.
Além disso, dez jogadores do Campeonato Brasileiro foram titulares após a Copa do Mundo do Catar, incluindo Weverton, Bento, Fabrício Bruno, Guilherme Arana, Ayrton Lucas, Andrey Santos, André, Rony, Endrick e Luiz Henrique.
Clubes com Mais Convocados
O Palmeiras é o clube com mais convocados, com seis jogadores. O Botafogo e o Flamengo também tiveram uma presença significativa, com cinco e quatro jogadores convocados, respectivamente. No total, foram 11 times representados por seus jogadores em nove convocações.
Preparação para as Próximas Partidas
A Seleção Brasileira segue em preparação para as próximas partidas pelas eliminatórias. Na quinta-feira, visita o Chile, às 21h (de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago, e recebe a seleção peruana no dia 15, no Mané Garrincha, em Brasília.
Com 10 pontos em oito rodadas, o Brasil ocupa a quinta colocação na tabela. A Seleção precisa de uma boa performance nas próximas partidas para se manter na disputa pela classificação para a Copa do Mundo de 2026.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores