O Mundial de Clubes de 2025 está com 28 dos 32 participantes já definidos. Faltam ainda seis times se classificarem, sendo três da América do Sul. Entre os últimos classificados estão o campeão da Major League Soccer 2024, o vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf e os representantes sul-americanos. As decisões dessas competições devem ocorrer em datas específicas para completar o torneio que será realizado nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho.
Classificação dos Times
Até o momento, os representantes de todos os continentes, exceto América do Sul, já foram confirmados. O último a assegurar a vaga foi o Al Ain, dos Emirados Árabes, ao conquistar a Liga dos Campeões da Ásia. Além dele, outros times como Espérance, da Tunísia, e Mamelodi Sundowns, da África do Sul, também estão garantidos.
Vagas em Disputa
Os times que ainda estão por se classificar são: 1 vaga do país-sede, 1 vaga da América do Norte e Central e 2 vagas da América do Sul. O representante brasileiro será definido pelo vencedor da Libertadores 2024, desde que não seja Palmeiras, Flamengo ou Fluminense. A decisão da Libertadores está marcada para o dia 30 de novembro.
Formato do Mundial de Clubes 2025
O torneio terá oito grupos com quatro times cada, disputando em sistema de turno único. Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final, em confrontos de mata-mata em jogo único. O Mundial não terá disputa de terceiro lugar e ocorrerá nos Estados Unidos.
Restrições de Participação
O Mundial de Clubes de 2025 tem um limite de dois representantes por país, a menos que tenham vaga assegurada por conquistas continentais. O exemplo dado é do Brasil, que já possui três times garantidos por vitórias na Libertadores em anos anteriores.
Times Classificados
Atualmente, 28 times já estão confirmados para o Mundial de Clubes de 2025. Dentre eles estão Palmeiras, Flamengo e Fluminense do Brasil; Chelsea, Real Madrid, Manchester City, entre outros da Europa; Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, espérance, Mamelodi Sundowns e outros representantes de diversos continentes. O torneio promete uma competição acirrada entre equipes de alto nível.
Com a expectativa de um Mundial de Clubes repleto de emoções e confrontos épicos, os fãs de futebol ao redor do mundo aguardam ansiosamente para ver quais serão os últimos times a se juntarem aos já classificados. As definições dos representantes da América do Sul, América do Norte e Central, bem como do país-sede, prometem movimentar o cenário do futebol internacional, consolidando um torneio de alto nível e recheado de estrelas.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores