Resumo dos principais fatos
A UEFA anunciou uma mudança significativa para a próxima temporada da Champions League, que visa dar maior importância à fase de grupos da competição. A partir da próxima temporada, os melhores times da fase classificatória terão a vantagem de jogar em casa a partida de volta, o que pode ser “roubado” caso um time cabeça de chave seja eliminado nas fases anteriores.
A mudança visa dar mais peso à fase de grupos, onde os times jogam em casa e fora de casa, e onde a classificação para a fase eliminatória é decidida.
O Comitê Executivo da UEFA implementou essa mudança para a temporada 2025/26, que começa nesta terça-feira.
Uma mudança importante para a Champions League
A Champions League é uma das competições mais importantes do futebol europeu, e a UEFA busca sempre melhorar a experiência dos times e das equipes. A mudança anunciada visa dar mais importância à fase de grupos, onde os times jogam em casa e fora de casa, e onde a classificação para a fase eliminatória é decidida.
Até agora, a regra era que os times que terminassem entre os oito primeiros na fase classificatória jogariam a partida de volta das oitavas de final automaticamente em casa. Porém, as quartas de final e semifinal não aconteciam da mesma forma, já que era decidido por sorteio.
Agora, para a temporada 2025/26, o Comitê Executivo decidiu atribuir aos cabeças de chave – classificados do 1º ao 4º lugar na fase de liga – o jogo de volta das quartas de final também em casa. Além disso, esses mesmos cabeças de chave – anteriormente classificados em 1º e 2º lugar na fase de liga — jogarão o confronto de volta das semifinais em casa.
A vantagem de jogar em casa pode ser roubada
Uma das principais mudanças é que a vantagem de jogar em casa pode ser roubada. Se um time cabeça de chave for eliminado nas oitavas de final ou acima, os times que terminaram abaixo do oitavo lugar na fase de liga adquirem automaticamente a classificação.
Um exemplo da última temporada da Liga dos Campeões é o Paris Saint-Germain, que eliminou o Liverpool nas oitavas de final e garantiu sua vaga como cabeça de chave. Se o Liverpool tivesse eliminado o Paris Saint-Germain, a vaga seria repassada ao time que os eliminou.
Objetivo da UEFA
O objetivo da UEFA com a alteração é dar maior importância à fase de grupos da Champions League, já que jogar a segunda partida das fases eliminatórias é sempre o desejo das equipes.
A mudança visa melhorar a experiência dos times e das equipes, e dar mais peso à fase de grupos, onde a classificação para a fase eliminatória é decidida.
Consequências da mudança
A mudança pode ter consequências importantes para a competição. Os times que terminam entre os oito primeiros na fase classificatória terão a vantagem de jogar em casa a partida de volta, o que pode dar uma vantagem significativa para a equipe.
Por outro lado, os times que terminam abaixo do oitavo lugar na fase de liga podem adquirir automaticamente a classificação se um time cabeça de chave for eliminado nas fases anteriores.
Previsões para a próxima temporada
A próxima temporada da Champions League promete ser emocionante, com as mudanças na regra de classificação e a vantagem de jogar em casa.
Os times que terminam entre os oito primeiros na fase classificatória terão a vantagem de jogar em casa a partida de volta, o que pode dar uma vantagem significativa para a equipe.
A mudança visa melhorar a experiência dos times e das equipes, e dar mais peso à fase de grupos, onde a classificação para a fase eliminatória é decidida.
A UEFA busca sempre melhorar a experiência dos times e das equipes, e a mudança anunciada visa dar mais importância à fase de grupos da Champions League.
Conclusão
A mudança na regra de classificação da Champions League visa dar maior importância à fase de grupos, onde os times jogam em casa e fora de casa, e onde a classificação para a fase eliminatória é decidida.
A vantagem de jogar em casa pode ser roubada, e os times que terminam abaixo do oitavo lugar na fase de liga podem adquirir automaticamente a classificação se um time cabeça de chave for eliminado nas fases anteriores.
A UEFA busca sempre melhorar a experiência dos times e das equipes, e a mudança anunciada visa melhorar a experiência dos times e das equipes na Champions League.

Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores