* A Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE) manifestou-se a favor do adiamento da estreia do Real Madrid na LaLiga, independentemente da classificação à final da Copa do Mundo de Clubes.
* O sindicato alega que a medida zelaria pela saúde dos atletas do clube que representa “o máximo do campeonato espanhol”.
* A AFE propõe que as datas da LaLiga para a segunda rodada em diante sejam mantidas, enquanto oferece três possibilidades para realocar a estreia: 27 de agosto, 29 de outubro ou 3 de dezembro.
Em uma medida que visa priorizar a saúde dos atletas, a Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE) recentemente se manifestou a favor do adiamento da estreia do Real Madrid na LaLiga, independentemente da classificação à final da Copa do Mundo de Clubes. A medida é considerada necessária para garantir que os jogadores tenham um período maior de férias, considerando que a final da Copa será realizada em 13 de julho.
Calendário da LaLiga 2025/26
Segundo as informações divulgadas, o calendário da LaLiga 2025/26 foi recentemente divulgado, e o primeiro jogo do Real Madrid está marcado para o dia 16 de agosto, contra o Osasuna. Antes do início da Copa do Mundo de Clubes, a AFE fez um acordo com a competição e os capitães de Real e Atlético de Madrid para que as estreias na LaLiga fossem postergadas caso as equipes chegassem até a decisão.
Acordo Coletivo de Trabalho
De acordo com o “Acordo Coletivo de Trabalho”, os atletas têm o direito de ter 30 dias corridos de férias, com pelo menos 21 de forma contínua. A proposta da AFE é que as datas da LaLiga para a segunda rodada em diante sejam mantidas, enquanto oferece três possibilidades para realocar a estreia: 27 de agosto, 29 de outubro ou 3 de dezembro.
Posição da AFE
A Associação Espanhola de Jogadores de Futebol considera que a medida é necessária para garantir a saúde dos atletas e que o futebol não deve ser priorizado em detrimento da saúde dos jogadores. “A partir de hoje, apenas por uma questão de entendimento, o processo deveria ser adiado e a indústria deveria deixar de ser priorizada em detrimento da saúde dos jogadores”, disse a AFE à agência de notícias “EFE”.
Consequências para o Real Madrid
A medida pode ter consequências para o Real Madrid, que está classificado para a final da Copa do Mundo de Clubes e que estava previsto para estrear na LaLiga no dia 16 de agosto. No entanto, a AFE propõe que as datas da LaLiga para a segunda rodada em diante sejam mantidas, o que pode possibilitar que o time estreie mais tarde.
Impacto na temporada 2025/26
O adiamento da estreia do Real Madrid pode ter impacto na temporada 2025/26, especialmente no El Clásico, que é um dos jogos mais esperados da temporada. No entanto, a AFE considera que a medida é necessária para garantir a saúde dos atletas e que o futebol não deve ser priorizado em detrimento da saúde dos jogadores.
Conclusão
Em resumo, a Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE) se manifestou a favor do adiamento da estreia do Real Madrid na LaLiga, independentemente da classificação à final da Copa do Mundo de Clubes. A medida visa priorizar a saúde dos atletas e garantir que os jogadores tenham um período maior de férias. A AFE propõe que as datas da LaLiga para a segunda rodada em diante sejam mantidas, enquanto oferece três possibilidades para realocar a estreia: 27 de agosto, 29 de outubro ou 3 de dezembro.

Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores