O Manchester United está avançando em seu projeto de construção de um novo estádio com capacidade para 100 mil torcedores. O clube está trabalhando em parceria com o Conselho de Trafford e a Autoridade Combinada da Grande Manchester para avaliar o impacto que o novo estádio pode ter no desenvolvimento da região de Trafford Wharfside.
O Futuro do Old Trafford
A intenção é que o projeto do estádio esteja alinhado com o planejamento de desenvolvimento da região e a estratégia de crescimento da região metropolitana de Manchester. O prefeito da cidade, Andy Burnham, afirmou que a intenção de Manchester é ter o futebol como uma de suas principais atrações. “A Grande Manchester tem uma forte pretensão de ser a maior região futebolística do planeta. Poucos lugares chegam perto de igualar a herança e impacto global de nossos clubes e nossa cultura. O futuro do Old Trafford é o próximo capítulo dessa história. E agora temos a chance de garantir que ela seja escrita corretamente”, afirmou Burnham.
Um Novo Estádio para o Manchester United
O Manchester United vem estudando há alguns anos as possibilidades para ter um novo estádio. O clube estaria dividido entre fazer uma reforma total de Old Trafford, inaugurado em 1910, ou construir um estádio do zero. Neste último caso, uma versão reduzida do lendário palco seria mantida para jogos de futebol feminino e das categorias de base. A chegada de Sir Jim Ratcliffe como um dos proprietários do clube no ano passado acelerou o projeto. O empresário, que detém 25% das ações e hoje é o homem-forte do futebol, trata o novo estádio como uma prioridade para o clube e deseja que até o final do ano haja uma definição sobre qual será exatamente o caminho a ser traçado.
Objetivos e Expectativas
O objetivo deste projeto único em uma geração não é apenas o desenvolvimento de um estádio de classe mundial para o norte da Inglaterra, mas também garantir que isso traga amplos benefícios sociais e econômicos para a área e a região vizinha. A expectativa é que o novo estádio do clube possa estar pronto até 2030. A força-tarefa também buscará possibilidades para o financiamento do projeto, que deve contar com dinheiro público devido ao impacto que poderia ter para toda a região Norte da Inglaterra.
Um “Wembley do Norte”
A imprensa local afirma que a nova casa do United poderia ser um “Wembley do Norte”. Isso sugere que o novo estádio seria um local icônico e importante para o futebol na região, assim como o Wembley Stadium é para o futebol inglês. A construção de um novo estádio com capacidade para 100 mil torcedores seria um passo significativo para o Manchester United e para a região de Manchester.
Impacto no Desenvolvimento Local
A avaliação do impacto do novo estádio no desenvolvimento da região de Trafford Wharfside é fundamental para o projeto. A parceria entre o Manchester United, o Conselho de Trafford e a Autoridade Combinada da Grande Manchester visa garantir que o projeto esteja alinhado com as necessidades e objetivos da região. Isso inclui considerar os benefícios sociais e econômicos que o novo estádio pode trazer para a área e a região vizinha.
Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores